É Star Wars ficção científica? Se a resposta afirmativa parece óbvia à primeira vista, uma análise mais demorada revela várias problemas com essa identificação.
A classificação genérica do universo Star Wars resulta mesmo em alguma controvérsia, sendo fonte de de acesas discussões online, com fortes tomadas de posição semelhantes a dogmas religiosos. Neste panorama, três questões fundamentais se levantam: como definir ficção científica; de que modo o universo Star Wars se enquadra (ou exclui) dessa categorização; e porque é que a classificação genérica do mais lucrativo franchise de sempre consegue gerar ainda tanta discussão.
Nas palavras de um dos grandes representantes do género, Arthur C Clarke, Ficção Científica é algo que poderia acontecer – mas geralmente não se quer que aconteça. Fantasia é algo que não poderia acontecer, mas geralmente deseja-se que sim.
Ou seja, dentro da supra categoria da ficção especulativa, se definirmos ficção científica como uma extensão do mundo real (ie, todos os acontecimentos têm uma base na realidade), e Fantasia como uma quebra com a realidade (ie, o mundo em que existe é por si impossível), é óbvio que Star Wars se insere na segunda categoria.
in Take 41 – Leia aqui o artigo completo