Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[Olhares do Mediterrâneo] The Wonderful Kingdom of Papa Alaev

de Tal Barda, Noam Pinchas

bom

Um documentário sobre um clã musical numa luta silenciosa por se libertar do jugo de Allo “Papa” Alaev, o patriarca e líder incontestável dos destinos da banda e da família.

 

The Wonderful Kingdom of Papa Alaev é um documentário que nos dá a conhecer a família tajique Alaev. Oriundos do Tajaquistão, esta família judaica emigrou para Israel em 1991 na sequência da dissolução da União Soviética onde continuou a sua carreira como banda de música tradicional do país de origem. Numa série de imagens de arquivo, podemos ver que todas as gerações são colocadas em contacto com os instrumentos e com a música desde muito novos e que a dinâmica familiar gravita toda em volta do patriarca Allo “Papa” Alaev.

Através de uma colecção de cândidos momentos familiares, genuínas interacções entre os vários membros do clã e entrevistas onde nunca ouvimos os realizadores (numa opção pela transparência do autor), percebemos que a alegria em palco é um reflexo das obrigações do espetáculo e que, nos bastidores, há um choque entre as vontades dos restantes elementos da família e o punho de ferro do líder prisioneiro de costumes antiquados e chauvinistas. “Papa” Alaev impõe a sua vontade sem perder tempo em ouvir opiniões alheias. O deferente filho Ariel vive na sombra do pai e ressente o fosso que se cavou entre si e o seu próprio filho, Amir, mais determinado na sua dedicação ao Judaísmo Ortodoxo do que à música da família. A filha Ada, ostracizada e ignorada pelo pai, aparentemente pela sua procura de independência, procura ainda assim a sua aprovação sonhando tocar na banda, mas acaba (num acto desafiante) a formar uma banda com o filho Zvika que, frustrado por não ser ouvido, procura projectos paralelos ao da sua família.

The Wonderful Kingdom of Papa Alaev é um filme discreto e paciente que dá a conhecer uma faceta pouco conhecida de uma popular banda de world music ao mesmo tempo que, pelo simples acto de filmar, revela as tensões, frustrações e desigualdades entre as várias gerações de uma grande família com tradições e uma vivência muito diferentes das nossas.

Review overview

Summary

Um filme discreto e paciente que revela as tensões, frustrações e desigualdades entre as várias gerações de um clã familiar vedeta da world music.

Ratings in depth

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
3 10 bom

Comentários

Written by António Araújo

António Araújo

Cinéfilo, mascara-se de escritor nas horas vagas, para se revelar em noites de lua cheia como apaixonado podcaster.

294 posts