Tem início já hoje a 13ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa que irá decorrer até domingo, 15 de Setembro. A sessão de abertura no dia 10 de Setembro traz a estreia nacional de “Ma”, thriller de Tate Taylor (“The Help”, “The Girl on a Train”) com a oscarizada Octavia Spencer — às 18h, e por causa da elevada procura de bilhetes, haverá ainda lugar à exibição extraordinária do filme brasileiro “Bacurau” de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor em Maio do Prémio do Júri em Cannes — , enquanto que “Come to Daddy” encerra o Festival a 15 de Setembro e conta com uma interpretação igualmente ousada e inesperada por parte de Elijah Wood.
Ari Aster é o convidado de honra desta edição e vem apresentar a antestreia portuguesa de “Midsommar”, um dos filmes mais aguardados do ano (13 Setembro, 21h), e o já clássico “Hereditário” (14 Setembro, 15h30). As sessões incluirão um Q&A com o realizador. Aster dará ainda uma masterclass sobre folk horror com o escritor Howard David Ingham (“We Don’t Go Back: A Watcher’s Guide to Folk Horror”), seguida de uma sessão de autógrafos (15 Setembro, 17h30).
Jack Taylor, actor-fetiche do cinema exploitation espanhol dos anos 60 e 70 que participou ainda em filmes de John Milius, Ridley Scott e Milos Forman, e em Portugal contracenou com Johnny Depp em “The Ninth Gate” (Roman Polanski), marcará também presença no MOTELX. O Festival presta homenagem a esta figura única do cinema de género com uma sessão especial na Sexta-Feira 13 (19h). Serão exibidos o documentário “Jack Taylor, Testigo del Fantástico” (Diego López, 2018) e “Necronomicon” (Jesús Franco, 1968), filme rodado em Lisboa.
Além do Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’Argent, o MOTELX promove o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’Argent em conjunto com a Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico. São oito os filmes em competição: “Faz-me Companhia”, de Gonçalo Almeida (Portugal, estreia mundial); “All the Gods in the Sky”, de Quarxx (França); “Extra Ordinary”, de Mike Ahern e Enda Loughman (Irlanda, Bélgica); “Finale”, de Søren Juul Petersen (Dinamarca); “Get In”, de Olivier Abbou (França); “A Good Woman is Hard to Find”, de Abner Pastoll (UK, Bélgica, Irlanda, estreia internacional); “The Hole in the Ground”, de Lee Cronin (UK); e “Why Don’t You Just Die!”, de Kirill Sokolov (Rússia).
A secção Serviço de Quarto mostra 26 longas internacionais. Este ano, o cinema asiático volta a destacar-se com filmes como “The Gangster, the Cop, the Devil” (Lee Won-Tae, Coreia do Sul), o japonês “It Comes” (Tetsuya Nakashima) ou o indiano “Tumbbad”(Rahi Anil Barve). Dos EUA chegam, entre outros, o western feminista “The Wind”(Emma Tammi) e “Nightmare Cinema”, antologia realizada por mestres como Mick Garris e Joe Dante com Mickey Rourke no papel de projeccionista diabólico. Da Europa, realce para “Lords of Chaos” (Jonas Åkerlund), baseado na história real dos “Mayhem”, banda de black metal norueguesa com apetite para a destruição.
A secção Doc Terror regressa com documentários sobre dois lendários realizadores de filmes de terror série B, Jairo Pinilla (“Jairo’s Revenge”, Simon Hernandez) e Al Adamson (“Blood & Flesh”, David Gregory). Exibir-se-á também “Horror Noire: A History of Black Horror” (Xavier Burgin), produção da Shudder que analisa o papel dos afro-americanos no cinema de terror norte-americano.
Nas sessões especiais, contam-se a celebração dos 40 anos de “Alien” e da primeira Sexta-Feira 13 em 13 anos de MOTELX com “Friday the 13th”, assinalam-se os 60 anos do terror sci-fi do “pior filme do mundo” de “Plan 9 from Outer Space” (1959, Ed Wood) com projecção comentada ao vivo (14 de Setembro, 21h).
Encontram a programação completa do Festival em https://www.motelx.org.