Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

O MOTEL/X está de volta

O festival de cinema lisboeta MOTEL/X está de volta para a sua 12ª edição já a partir de amanhã, terça-feira, 4 de Setembro, até ao próximo domingo, 9 de Setembro. Na sessão de abertura será exibido “The Nun – A Freira Maldita”, o mais recente capítulo da saga “The Conjuring” com estreia nas salas nacionais já nesta quinta-feira, dia 6.

Os melhores filmes de terror continuam a ser a jóia da programação do Festival onde podemos encontrar a surpresa argentina “Terrified”, de Demián Rugna, e “Mandy”, o filme-sensação de Panos Cosmatos interpretado por Nicolas Cage. Ao longo do festival, podem ser vistas também as obras mais recentes de Jeremy Dyson e Andy Nyman, “Ghost Stories”, de Xavier Gens, “Cold Skin”, e de Pascal Laugier, “Ghostland”.

Pascal Laugier estará também presente na companhia de Xavier Gens, no Cinema São Jorge, às 19h00 de quarta-feira, dia 5, para uma conversa sobre a influência da Nova Vaga de terror extremo francês. Sexta-feira, dia 7, é o dia para ver “Upgrade”, a mais recente realização de Leigh Wannell, com a presença do realizador, criador de “Saw” e “Insidious”, que dará também uma Masterclass no domingo, dia 9, às 17:00, onde falará da sua experiência enquanto actor, argumentista e realizador de género. Duas horas mais tarde, Paco Plaza, criador da saga “[Rec]”, terá uma conversa com Filipe Melo sobre a emergência do terror espanhol no panorama do terror mundial.

O MOTELX será também palco da celebração do 200.º aniversário da obra “Frankenstein” e dedica pela primeira vez a secção “Quarto Perdido” inteiramente a uma única cineasta, Solveig Nordlund. A melhor longa-metragem europeia será revelada pela organização no último dia do Festival, bem como a melhor curta-metragem de terror portuguesa, premiada com 5.000€, o maior prémio do género no país. O vencedor deste Prémio ficará igualmente nomeado para a competição internacional Méliès d’Or, galardão atribuído anualmente pela Federação Europeia de Festivais de Cinema Fantástico.

Na quinta-feira, dia 6, é ainda apresentado o livro de contos de H.P. Lovecraft da Saída de Emergência, “Os Contos Mais Arrepiantes de H.P. Lovecraft”, pelo músico Legendary Tigerman e pelo realizador Edgar Pêra, que estão a preparar um cine-concerto 3D, do qual serão revelados alguns excertos em primeira mão, juntamente com uma exposição das ilustrações portuguesas presentes no livro.

Podem encontrar toda a programação em https://www.motelx.org/ e bons sustos!

 

Comentários

Written by António Araújo

António Araújo

Cinéfilo, mascara-se de escritor nas horas vagas, para se revelar em noites de lua cheia como apaixonado podcaster.

277 posts