Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

MOTELX 2020, a programação completa

Foi anunciada a programação completa para a 14.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa a decorrer de 7 a 14 de Setembro no Cinema São Jorge.

A abertura do Festival faz-se com “Malasaña 32”, filme de terror espanhol realizado por Albert Pintó com estreia nacional prevista para 10 de Setembro com o título “O 3.º Andar: Terror na Rua Malasaña”. Esta é um história de terror paranormal sobre uma família que troca a aldeia por um apartamento em Madrid e descobre que não está sozinha. Na sessão de encerramento, que terá lugar a 13 de Setembro, há “The Rental”, do estreante atrás das câmaras Dave Franco, slasher sobre uma estadia em alojamento local que corre mal.

Na secção Serviço de Quarto deste ano podem-se contar duas estreias mundiais — o japonês “A Beast in Love”, de Koji Shiraishi, e o argentino “History of the Occult”, de Cristian Jesús Ponce, — e ainda duas estreias europeias de filmes americanos — “Sanzaru”, conto gótico de Xia Magnus, e “Scare Me”, comédia de terror metaficcional de Josh Ruben que passou pelas meias-noites de Sundance. Além disso, será possível assistir a curiosidades como “First Love”, filme de 2019 do prolífico Takashi Miike, ou o fenómeno de culto “Butt Boy”, de Tyler Cornack.

Diversidade parece ser a palavra de ordem no MOTELX 2020 com uma selecção com filmes dos cinco continentes, incluindo Turquia, Guatemala, África do Sul ou Brasil, por exemplo. Ecos da pandemia também se farão sentir com duas propostas: “Epidemic”, filme de 1987 realizado por Lars von Trier, e o novíssimo “Host”, de Rob Savage, uma aterradora sessão espírita por Zoom filmada durante a quarentena e em que o realizador teve de dirigir os actores à distância enquanto os próprios asseguravam a montagem das suas câmaras, luzes e stunts. Na secção Doc Terror, destaque para “Leap of Faith: William Friedkin on The Exorcist”, documentário em que Alexander O. Philippe revisita o clássico de 1973.

Como já anunciado anteriormente o festival inclui ainda este ano a retrospectiva “Pesadelo Americano: Racismo e Cinema de Terror”, filmes da nova vaga de terror feminino e a secção “Pedro Costa: Filmar as Trevas”, com presença do realizador.

Em 2020 há sete filmes em competição pelo Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia/Méliès d’argent a juntar às 2 curtas-metragens pelo Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa/Méliès d’argent. Para conhecer estes títulos, bem como toda a programação do festival e do Warm-Up, que contará com eventos gratuitos de 3 a 5 de Setembro, basta consultar www.motelx.org.

Nunca é demais recordar que, este ano, o festival decorre em formato alargado e adaptado às recomendações de segurança da DGS. Sessões mais espaçadas, lotação das salas reduzida a 50%, higienização reforçada dos espaços e uso obrigatório de máscara são algumas das medidas adoptadas para que o público possa desfrutar do MOTELX em segurança.

 

Comentários

Written by António Araújo

António Araújo

Cinéfilo, mascara-se de escritor nas horas vagas, para se revelar em noites de lua cheia como apaixonado podcaster.

372 posts