Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[MOTELX 2019] The Pool

de Ping Lumpraploeng

bom

Vindo da Tailândia, The Pool é um divertido conto macabro, onde um homem preso numa piscina vazia vai ter de superar os mais impensáveis azares.

 

Por quanto tempo se consegue filmar um homem preso numa piscina vazia de 6 metros de profundidade, sem que a história nos aborreça? Nas mãos do realizador e argumentista tailandês Ping Lumpraploeng, pelo menos 90 minutos.

Isso acontece em The Pool – apresentado na noite dos azares da Sexta-feira 13 do MOTELX –, a história do azarado Day (Theeradej Wongpuapan), assistente de uma equipa de filmagens que, abandonado o local de um anúncio, fica para trás, decidindo dormitar flutuando na piscina, não percebendo que ela se está a esvaziar. Como se não bastasse, um crocodilo em fuga vai lá ter, e a namorada Koi (Ratnamon Ratchiratham) acaba por lá cair sem perceber o que está a acontecer. A partir de então, The Pool é uma espécie de jogo de obstáculos. Koi vai procurando soluções, mas por cada decisão parece criar mais uma dificuldade que terá de resolver, e assim sucessivamente.

Desde que demos de barato que as coincidências e acidentes estão lá para nos divertirem, assim como se fôssemos um Deus maléfico que vai atirando sadicamente testes ao infortunado Day, The Pool resulta como uma comédia de infortúnios, espécie de puzzle de computador onde cada decisão pode ser um caminho para a salvação ou morte.

Para tentar dar alguma textura às personagens (talvez desnecessária neste tipo de contexto), Ping Lumpraploeng coloca Day e Koi a viver uma necessidade de decisões importantes sobre o seu futuro em conjunto – futuro esse que parece improvável que venha a existir fora da piscina, o que relativiza absurdamente todos os problemas do casal.

Mas, mais que essa textura ou questões da personalidade individual ou conjunta de Day e Koi, o que queremos ver é como cada situação se resolve e desemboca noutra, provavelmente pior. E, nessa componente, The Pool é imaginativo e diverte, tornando-nos cúmplices de Day, quase compelindo-nos a tentar ajudá-lo ou gritar-lhe sugestões.

Review overview

Summary

Tão divertido quanto implausível, The Pool conta a história de um homem preso numa piscina vazia onde, por cada solução que encontra acaba sempre por criar mais um problema.

Ratings in depth

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
3 10 bom

Comentários