Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

MOTELX 2019 – O palmarés

A 13.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror chegou ao fim este domingo. A adesão do público foi de tal forma que esta edição teve o maior número de sempre de sessões esgotadas. Podem encontrar um resumo de cada dia, além de críticas aos filmes, na sessão de Festivais. Deixamos de seguida o palmarés desta edição.

Erva Daninha, de Guilherme Daniel, foi o grande vencedor do Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa / Méliès d’Argent 2019. O júri composto por Samuel Úria, Howard David Ingham e Raquel Freire justificou assim esta escolha: “Erva Daninha foi o filme que mais nos surpreendeu; ficámos fascinados e perturbados desde o início. Numa competição muito forte, soube comunicar verdadeiramente uma estranheza sobrenatural, e é um filme que nos dá a sensação de ser única e autenticamente Português”. O júri destacou ainda as interpretações “tremendas e sensíveis” dos actores Daniel Viana e Isabel Costa.

Na competição internacional, Why Don’t You Just Die!, de Kirill Sokolov, venceu o Prémio MOTELX – Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent 2019. Uma “decisão difícil” que o júri composto por David Gregory, Miguel Gonçalves Mendes e Rita Anjos justificou pela “grande frescura e audácia” do filme, que se destaca pelos seus “múltiplos twists e humor negro”. O júri atribuiu ainda uma Menção Especial a The Hole in the Ground, do irlandês Lee Cronin, pela “precisão e controlo da atmosfera de suspense” e por “interpretações excepcionais”.

Tanto Why Don’t You Just Die! como Erva Daninha ficam nomeados para o Prémio Méliès d’Or.

Midsommar, O Ritual foi o grande vencedor do Prémio do Público. O realizador Ari Aster, convidado especial desta 13.ª edição do MOTELX, apresentou a antestreia nacional do filme, que chega às salas no dia 26 de Setembro.

Comentários

Written by António Araújo

António Araújo

Cinéfilo, mascara-se de escritor nas horas vagas, para se revelar em noites de lua cheia como apaixonado podcaster.

283 posts