Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[MOTEL/X 2017] Hounds of Love

de Ben Young

muito bom

Por vezes é no extremo realismo que encontramos o mais puro terror, e Hounds of Love prova-o, no retrato de um rapto que tem tudo para acabar em violência e morte.

 

Por mais sobrenatural e fantástico que queiramos usar como combustíveis do terror no cinema, talvez não haja mais terrífico que a realidade, e é disso que vive Hounds of Love (2016), um filme australiano escrito e realizado por Ben Young – um realizador vindo da televisão – a partir de uma história verídica passada nos anos 80.

O filme conta-nos a vida criminosa de John (Stephen Curry) e Evie (Emma Booth), um casal dos subúrbios de Perth, que se diverte a raptar raparigas de que abusa sexualmente e acaba por matar. Tal é o destino que espera a jovem Vicki (Ashleigh Cummings), filha de pais separados, e que num momento de rebeldia, a caminhar pela rua à noite à revelia da mãe, é colhida pelo casal de raptores.

A aleatoriedade do gesto, aliada à falsa bondade que se vem a tornar violência desmedida, começa desde logo como o mote que dita um tom de nervos que não mais baixará de intensidade. O que temos de seguida é um retrato sem pudor, dos maus tratos, do medo, das discussões no casal, da violência, do nojo, da tortura psicológica e demais penas que esperam Vicki, e que não chegamos a saber até que limites poderão ir (sabemos apenas que deverão terminar na sua morte), numa escalada onde, se por vezes encontramos sentimentos – Evie sente ciúmes e nem sempre está certa de que John a queira –, estes apenas vêm trazer mais instabilidade e incerteza, como uma ligeira luz que de vez em quando se mostra, para apenas intensificar o poder desesperante da escuridão.

Filmado quase todo na claustrofobia de uma casa, com uma câmara que espreita com as personagens, e se encolhe quase por medo, mostrando ou escondendo nervosamente o que mais nos poderá fazer temer, Ben Young consegue manter a concisão narrativa, usando o espaço e ritmo na perfeição, num filme onde nada é supérfluo (nem sequer as saídas do apartamento para respirarmos, e pensarmos que talvez haja uma ténue esperança), e tudo contribui para que a tensão esteja sempre no limite.

Se bem que estreado em Veneza, talvez Hounds of Love não venha a ser distribuído por cá, e passe despercebido internacionalmente. Mas pelo seu tom negro, cru e violento, é um perfeito exemplo de como da realidade se pode retirar o verdadeiro terror, e de como os nossos maiores pesadelos podem estar ao virar da esquina.

Review overview

Summary

Retrato de um rapto que se torna tortura e abusos sexuais de uma jovem, Hounds of Love é um thriller tenso, sempre no limite dos nossos nervos, mostrando como realismo e terror podem ser perfeitos sinónimos.

Ratings in depth

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
4 10 muito bom

Comentários