Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[MOTEL/X 2018] Terrified

de Demián Rugna

mediano

Da Argentina, chega mais um mistério de casas assombradas, pelas mãos de Demián Rugna, que tenta dar um toque nacional aos clichés do cinema americano do género.

 

Terrified (Aterrados, 2017) é a terceira longa-metragem do argentino Demián Rugna, um realizador habituado a lidar com temas do chamado cinema de género, como a acção, o terror e a ficção científica.

Sem perder tempo, Rugna apresenta-nos logo nos primeiros minutos do seu filme um bairro residencial onde, sem explicação nem apelo, o mal parece afectar várias casas e famílias. Ficamos imediatamente no domínio do sub-género da casa assombrada, com uma equipa de especialistas (ou não) – Jano (Norberto Gonzalo), Allbreck (Elvira Onetto) e Rosentock (George Lewis) – que tentam documentar e estudar os estranhos fenómenos que ocorrem em três apartamentos vizinhos.

Temos, no primeiro, a estranha morte de uma mulher (Natalia Señorales), cujo marido (Agustín Rittano) vê ser atirada de parede em parede por mãos invisíveis. No apartamento contíguo conhecemos o vizinho Walter (Demián Salomón), que encontra um estranho vulto a passear pela sua casa, levando-o ao desespero, e posterior desaparecimento. Por fim, no terceiro, na casa em frente, a morte de um pequeno rapaz e seu reaparecimento depois de morto, leva o companheiro de sua mãe (Julieta Vallina), o polícia Funes (Max Ghione), a chamar a citada ajuda qualificada. Temos sons que vêm da canalização, paredes que se racham, móveis que se movem sozinhos, e o tal vulto que ora se vê ora não se vê, dependentemente da perspectiva, que vai enlouquecendo e pondo em perigo todos os que o encontram.

Com uma atmosfera angustiante, num mistério que nunca procura explicação, apenas documentação, Terrified evolui num conjunto de episódios que concorrem para um crescendo de medo- onde não faltam alguns jump scares –, perfeitamente personificado pelo personagem Funes, o único que não quer nada com aquilo, e por isso aquele que melhor pode sobreviver.

O filme foi um sucesso na Argentina e nalguns festivais de terror por onde passou, e não deixa de ser um exercício bem conseguido, mas que, ao mesmo tempo, não traz nada de novo a um género já muito explorado. Dado o final em aberto do filme, está já prevista a produção de um Aterrados 2.

Review overview

Summary

Enésima versão do filme de casa assombrada, documentada por especialistas que não sabem ao que vão, o argentino Terrified evolui num conjunto de episódios de boa atmosfera e crescente sentido de ameaça, mas que nada traz de novo a um género já muito explorado.

Ratings in depth

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
2.5 10 mediano

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,