Da Argentina, chega mais um mistério de casas assombradas, pelas mãos de Demián Rugna, que tenta dar um toque nacional aos clichés do cinema americano do género.
Terrified (Aterrados, 2017) é a terceira longa-metragem do argentino Demián Rugna, um realizador habituado a lidar com temas do chamado cinema de género, como a acção, o terror e a ficção científica.
Sem perder tempo, Rugna apresenta-nos logo nos primeiros minutos do seu filme um bairro residencial onde, sem explicação nem apelo, o mal parece afectar várias casas e famílias. Ficamos imediatamente no domínio do sub-género da casa assombrada, com uma equipa de especialistas (ou não) – Jano (Norberto Gonzalo), Allbreck (Elvira Onetto) e Rosentock (George Lewis) – que tentam documentar e estudar os estranhos fenómenos que ocorrem em três apartamentos vizinhos.
Temos, no primeiro, a estranha morte de uma mulher (Natalia Señorales), cujo marido (Agustín Rittano) vê ser atirada de parede em parede por mãos invisíveis. No apartamento contíguo conhecemos o vizinho Walter (Demián Salomón), que encontra um estranho vulto a passear pela sua casa, levando-o ao desespero, e posterior desaparecimento. Por fim, no terceiro, na casa em frente, a morte de um pequeno rapaz e seu reaparecimento depois de morto, leva o companheiro de sua mãe (Julieta Vallina), o polícia Funes (Max Ghione), a chamar a citada ajuda qualificada. Temos sons que vêm da canalização, paredes que se racham, móveis que se movem sozinhos, e o tal vulto que ora se vê ora não se vê, dependentemente da perspectiva, que vai enlouquecendo e pondo em perigo todos os que o encontram.
Com uma atmosfera angustiante, num mistério que nunca procura explicação, apenas documentação, Terrified evolui num conjunto de episódios que concorrem para um crescendo de medo- onde não faltam alguns jump scares –, perfeitamente personificado pelo personagem Funes, o único que não quer nada com aquilo, e por isso aquele que melhor pode sobreviver.
O filme foi um sucesso na Argentina e nalguns festivais de terror por onde passou, e não deixa de ser um exercício bem conseguido, mas que, ao mesmo tempo, não traz nada de novo a um género já muito explorado. Dado o final em aberto do filme, está já prevista a produção de um Aterrados 2.
Review overview
Summary
Enésima versão do filme de casa assombrada, documentada por especialistas que não sabem ao que vão, o argentino Terrified evolui num conjunto de episódios de boa atmosfera e crescente sentido de ameaça, mas que nada traz de novo a um género já muito explorado.
Ratings in depth
-
Argumento
-
Interpretação
-
Produção
-
Realização