Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã 2019 | 24 a 30 de Janeiro | Lisboa

KINO 2019

O KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã em Lisboa está de volta ao Cinema São Jorge, com a sua 16ª edição, a decorrer entre 24 e 30 de janeiro 2019

Com organização do Goethe-Institut Portugal, em colaboração com as Embaixadas da Áustria, da Suíça e do Luxemburgo, o KINO 2019 tem à frente da sua programação Carlos Nogueira, curador e crítico, e Corinna Lawrenz, responsável pela programação de cinema do Goethe-Institut, que nos vão dar a ver 21 longas-metragens inéditas entre nós, entre filmes que mereceram destaque recente nos seus países de origem, e propostas alternativas, do panorama vasto e diversificado das cinematografias recentes dos países de língua alemã.

Como tal, teremos onze primeiras e segundas longas-metragens, entre as quais a segunda longa-metragem do realizador Markus Schleinzer – Angelo –, um filme sobre o colonialismo europeu, que encerra a Mostra de 2019, a qual tem, como filme de abertura, a mais recente obra de Emily Atef, 3 Tage in Quiberon (estreado na Competição da Berlinale 2018 e galardoado em sete categorias no Prémio do Cinema Alemão), sobre célebre e controversa actriz Romy Schneider.

Nesta edição, a KINO estreia uma nova estrutura, constituída por três secções: Visões, Perspetivas e Foco. Visões é a secção que estabelece uma ponte entre o glamour do cinema e a relevância dos seus temas, sem nunca descurar a qualidade das propostas. Em Perspetivas expõem-se filmes que rompem convenções e fronteiras entre géneros e formatos, e que procuram expandir as relações entre o cinema e o mundo que o rodeia. Foco, a secção habitualmente dedicada a um tema ou um autor, presta este ano homenagem à colaboração improvável entre dois artistas: o crítico e cineasta alemão Wolf-Eckart Bühler e o actor americano Sterling Hayden.

 


Informação cedida por: Goethe-Institut

+ info:
www.goethe.de/portugal/kino

Comentários