-
Na sessão de encerramento da 14.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, na noite de 13 de Setembro, foram anunciados os vencedores das duas secções competitivas do festival. O Prémio MOTELX – Melhor Curta de Terror Portuguesa, no valor de 5000€ foi atribuído a “Mata”. História de um casal perdido numa floresta cujo […]
-
De mal amado a filme de culto gay, Pesadelo em Elm Street II proporcionou a fama a Mark Patton apenas para lhe acabar com a carreira logo de seguida. Durante décadas, Pesadelo em Elm Street II não passava da ovelha negra da popular série slasher dos anos oitenta protagonizada por Freddy Krueger. Produzido rapidamente […]
-
Dave Franco estreia-se na realização com um slasher de variante “invasão domiciliária”. The Rental, o filme de encerramento da 14ª edição do MOTELX, é a estreia do actor Dave Franco atrás das câmaras, em colaboração com Joe Swanberg, prolífico autor e intérprete de títulos de baixo-orçamento em variados registos de género, incluindo o terror. […]
-
Com a desigualdade racial em ponto de ebulição nos EUA, chega-nos um filme que promete enfrentar os fantasmas da escravatura num cenário de terror gótico. A pesada herança da escravidão está embutida no ADN dos EUA, persistentemente presente num sistémico desequilíbrio racial que de tempos a tempos aflora, expondo uma nunca curada ferida aberta […]
-
Steven Kostanski volta ao universo de próteses grotescas, sangue e vísceras, desta feita com um filme que oferece uma boa dose de humor de irónico pendor juvenil. Steven Kostanski é um técnico de efeitos especiais de caracterização canadiano do qual já tínhamos visto no MOTELX em 2017 The Void, realizado em colaboração com Jeremy […]
-
Rose Glass estreia-se nas longas-metragens com Saint Maud, um filme de terror psicológico centrado numa brilhante interpretação de Morfydd Clark. Uma das surpresas da 14ª edição do MOTELX tem sido descobrir não só variados títulos realizados por mulheres como inúmeras estreias atrás das câmaras. Saint Maud pertence a estas duas categorias, sendo a estreia […]
-
A actriz inglesa Romola Garai estreia-se na realização de Amulet, um filme de terror subversivo de pendor feminista. Tomaz (Alec Secareanu), ex-soldado e estudante de filosofia, agora emigrado e sem abrigo em Londres, é ajudado pela Irmã Claire (Imelda Staunton) que o leva para a casa de Magda (Carla Juri), uma mulher solitária com […]
-
A longa metragem de estreia de Xia Magnus é filme de tradição gótica que pisca o olho ao terror e ao sobrenatural na vertente de casa assombrada. A longa metragem de estreia de Xia Magnus toma para o título o provérbio japonês Os Três Macacos Sábios (um não vê, um não fala e um […]
-
Takashi Miike é um realizador de extremos, e First Love é um bom cartão de visita para os iniciados no seu universo. Takashi Miike é um realizador de extremos. Contando em três décadas de carreira com sessenta e quatro títulos de longa-metragem para o cinema, isto ignorando dezenas de créditos directos para vídeo ou […]
-
Relic tem dividido opiniões. Será que é o novo Hereditário, como anunciado? Relic estreou mundialmente no Festival de Cinema de Sundance a 25 de Janeiro de 2020, tendo sido aclamado desde então, num mercado constantemente à procura da next big thing (de preferência igual a uma que tenho conseguido sucesso anteriormente), como o “novo” […]
-
Vincent Paronnaud enquadra uma história de vingança feminina numa perspectiva mitológica própria de um conto de fadas. Vincent Paronnaud é um artista com origem na banda desenhada mais conhecido pela colaboração com Marjane Satrapi de 2007 Persépolis (Persepolis), parceria que se repetiria quatro anos depois com o mais discreto Galinha com Ameixas (Poulet aux […]
-
Jonathan Cuartas estreia-se nas longas-metragens com uma variação de espírito indie do mito do vampiro. Depois de uma série de exercícios no género de terror no formato de curta-metragens, o norte-americano Jonathan Cuartas estreia-se nas longas-metragens com a produção de baixo-orçamento My Heart Can’t Beat Unless You Tell It To, uma variação de espírito […]
-
Será que esta sequela tardia que coloca um grupo de espeleólogos amadores em confronto com um crocodilo faminto tem dentes afiados? Black Water: Abyss é uma sequela tardia da co-produção inglesa e australiana Black Water, de 2007, modesto sucesso de terror na variante de sobrevivência perante crocodilos famintos, sub-género infestado com variados exemplares, desde […]
-
El Prófugo conta uma história de terror psicológico e interior numa perspectiva feminina. Selecionado para a competição no 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, The Intruder, ou no original, El Prófugo, é um filme escrito e realizado pela argentina Natalia Meta baseado livremente no romance El mal menor do conterrâneo C. E. Feiling. […]
-
Sputnik é uma proposta russa do sub-género nascido com Alien: O Oitavo Passageiro, mas será que oferece algo de novo? Sputnik (em russo, Спутник) é o nome do programa que lançou os primeiros satélites artificiais da Terra. Além disso, significa também “companheiro de viagem”. Título apropriado, então, para esta variação de Alien: O Oitavo […]
-
O 3º Andar: Terror na Rua Malasaña conta a história de uma família assombrada pela nova casa e dá-nos um vislumbre sobre o terror oriundo do país vizinho Um festival de cinema proporciona a oportunidade de ver obras de variados países que normalmente não chegariam ao circuito comercial, dando a conhecer cinefilias alternativas à […]
-
Foi anunciada a programação completa para a 14.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa a decorrer de 7 a 14 de Setembro no Cinema São Jorge. A abertura do Festival faz-se com “Malasaña 32”, filme de terror espanhol realizado por Albert Pintó com estreia nacional prevista para 10 de Setembro com […]
-
O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa ao Cinema São Jorge entre 7 e 14 de Setembro, depois de 3 dias de eventos Warm-Up ao ar livre. A 14.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa incluirá, além da programação habitual, uma retrospectiva sobre o racismo e o […]
-
by Take 0 Comments
Novo formato e foco no trabalho de Isaki Lacuesta são as primeiras novidades do festival que este ano decorre em Outubro Cineasta, produtor, cenógrafo, ensaísta, escritor e curador, Isaki Lacuesta é um dos mais interessantes e destacados artistas espanhóis da atualidade. Com um corpo de trabalho que faz disparar o diálogo entre o cinema […]
-
by Take 0 Comments
A 6.ª edição do Porto/Post/Doc será dedicada ao debate das questões identitárias na sociedade contemporânea. O festival regressa à baixa da cidade entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro. São nove os filmes que integram a Competição Internacional da edição de 2019 do Porto/Post/Doc, a decorrer entre 23 de Novembro a 1 de […]
-
“Animus Animalis (a story about People, Animals and Things)” coloca-nos diante da vida e da morte, da realidade e da artificialidade, quase sempre a ter o seu subtítulo como mote. É um documentário que se embrenha pelo modo como as pessoas se relacionam com os animais e entre si, seja em actividades como a caça […]
-
Com uma banda sonora que se ajusta na perfeição ao ambiente terno, doce, melancólico e dotado de uma mescla de humor e drama do enredo, “Summer Survivors” surge como um road movie dotado de imensa humanidade, pronto a aquecer o coração e a criar um elo entre o espectador e os protagonistas. Uma ligação formada […]
-
by Take 0 Comments
Em 2019, a MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR), organizada pelo SOS Racismo, chega ao Porto na sua 6.ª edição consecutiva. Memória – de que nos serve? Aprendemos com o passado? Será que o podemos negar? Que riscos terá esquecê-lo ou dele contarmos apenas uma parte? A História e o que nos contam dela […]
-
by Take 0 Comments
De 10 a 20 de Outubro, Setúbal acolhe o FILM FEST – Festival de Cinema Musicado ao Vivo. Os cineastas da era do cinema mudo produziram obras-primas que permanecem assombrosamente modernas. Num notável curto período após o surgimento do filme, estes cineastas desenvolveram todas as técnicas que tornariam o cinema numa forma de arte distinta. […]
-
Da mente de Mick Garris, e reunindo outros quatro realizadores de países diferentes, Nightmare Cinema, é uma antologia de terror que lembra as séries televisivas daquele autor. Mick Garris tournou-se conhecido entre os fãs do cinema de terror, principalmente por ter organizado a série televisiva Masters of Terror (2004-2006) que, em 24 episódios, reuniu […]
-
Filme de encerramento da edição de 2019 do MOTELX, Come to Daddy, do neo-zelandês Ant Timpson, foi uma das várias comédias macabras que animaram este festival. Mais conhecido como produtor que como realizador – esta é apenas a sua primeira longa-metragem –, Ant Timpson realizou e co-escreveu (com Toby Harvard) uma comédia negra que […]
-
Revisto pelas irmãs Soska, Rabid é uma homenagem a David Cronenberg que parece querer relembrar a ingenuidade do início da carreira do realizador canadiano, ficando a meio caminho entre homenagem e revitalização dos temas originais. Em 1977 o visionário realizador canadiano David Cronenberg dava-nos Coma Profundo (Rabid), a sua terceira longa-metragem, ainda numa fase […]
-
Vindo da Tailândia, The Pool é um divertido conto macabro, onde um homem preso numa piscina vazia vai ter de superar os mais impensáveis azares. Por quanto tempo se consegue filmar um homem preso numa piscina vazia de 6 metros de profundidade, sem que a história nos aborreça? Nas mãos do realizador e argumentista […]
-
Comédia macabra de Rob Grant, Harpoon (2019) é um daqueles filmes que nos faz desejar sadicamente o infortúnio dos personagens, só para podermos saber o que vem a seguir. Chegou ao MOTELX na categoria de filme de azares, para a noite Sexta-feira 13, e entende-se bem o porquê. Passado quase integralmente num pequeno iate, […]
-
Dizem Severin Fiala e Veronika Franz que as famílias são uma boa fonte de terror, depois de Goodnight Mommy (2014), The Lodge (2019) volta a prová-lo. Com a assinatura da dupla alemã Severin Fiala e Veronika Franz, que antes já nos dera Goodnight Mommy (Ich seh ich seh, 2014), agora em inglês, sob o […]
-
Na sua primeira longa-metragem, Gonçalo Almeida traz-nos um conto amoroso assombrado por presenças que podem ou não ser sobrenaturais. Depois de ter surpreendido com Thursday Night (2017) uma curta de terror, onde os protagonistas são dois cães, imersos numa atmosfera fantasmagórica – e que venceu o prémio de curtas do MOTELX desse ano –, […]
-
A 13.ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror chegou ao fim este domingo. A adesão do público foi de tal forma que esta edição teve o maior número de sempre de sessões esgotadas. Podem encontrar um resumo de cada dia, além de críticas aos filmes, na sessão de Festivais. Deixamos de […]
-
Ao 6º e último dia do Festival, e com muitos filmes vistos nos últimos dias, um programa mais calmo: houve oportunidade de rever Alien, o 8º Passageiro, desta vez no grande-ecrã e em 4K, e descontrair com uma comédia hilariante: Extra Ordinary. Alien, o 8° Passageiro (Alien, Ridley Scott, 1978) Esta exibição em 4K foi […]
-
Ao 5º dia do Festival, um olhar para trás, para as origens de Alien, o 8º Passageiro, e para a primeira longa-metragem do convidado Ari Aster, Hereditário, bem como a estreia de uma longa-metragem portuguesa, Faz-me Companhia, de Gonçalo Almeida. Memory: The Origins of Alien (Alexandre O. Philippe, 2019) Documentário sobre as influências e inspirações […]
-
Ao 4º dia do Festival, uma boa safra de filmes, incluindo Midsommar, O Ritual, do convidado especial Ari Aster, do qual podem ler a minha opinião aqui, bem como a do José Carlos Maltez aqui. Lords of Chaos (Jonas Åkerlund, 2018) Tal como é anunciado no arranque do filme, esta é a história da banda […]
-
Misto de folclore local com o genérico mundo das casas assombradas e possessões demoníacas, The Entity chega das Filipinas para assustar… mas pouco. Quando ouvimos falar em terror asiático, lembramo-nos daqueles clássicos japoneses e coreanos que criaram quase uma revolução no terror internacional na passagem do milénio. Lamentavelmente, o filipino The Entity (Kuwaresma, 2019), […]
-
Chega da Alemanha o perturbador O Bar Luva Dourada, um filme não aconselhado a estômagos mais sensíveis. Para refutar a ideia romantizada que o cinema dá de muitos criminosos – de Bonnie & Clyde ao televisivo Dexter – o alemão de origem turca Fatih Akin traz-nos O Bar Luva Dourada, baseado num livro de […]
-
Reputado como o novo The Wicker Man, o mais recente filme de Ari Aster segue-lhe as pisadas, sem trazer nada de novo, a não ser um catálogo de macabro que parece não ter fim. Depois da aclamação geral que teve pelo filme Hereditário (Hereditary, 2018), Ari Aster – convidado de honra da edição de […]
-
Há famílias azaradas. E depois há a família norueguesa que foi protagonista de Bølgen: Alerta Tsunami (2015) que agora tem de enfrentar um terramoto completando a dupla de filmes-catástrofe mais famosa do cinema europeu. Em 2015, surgiu um surpreendente filme europeu, um filme-catástrofe vindo da Noruega, cheio de efeitos especiais e uma brutal espectacularidade […]
-
Ari Aster esteve presente no MOTELX 2019 para liderar o ritual de solstício de verão. Desde a passagem pelo circuito de festivais, nos primeiros meses de 2018 — incluindo Sundance e South by Southwest —, Hereditário foi-se demarcando como o filme de terror do ano. Incrivelmente, a obra de estreia nas longas-metragens de Ari […]
-
3º dia de festival, com a primeira surpresa, Swallow, com Halley Bennet num poderoso papel principal. Houve ainda tempo para um documentário, uma produção americana e um exercício de género irlandês. I See You (Adam Randall, 2019) Com argumento de Devon Graye, I See You arranca com intrigante e tensa premissa que não é mais […]
-
Neste segundo dia do festival, houve oportunidade de ver meia-dúzia de curtas-metragens internacionais e uma nacional, em competição. Este formato desafiante, de curta duração, permite o desenvolvimento, muitas vezes, de conceitos assentes na omissão de informação que jogam com os preconceitos e pressupostos dos públicos, tentando regularmente surpreender no desfecho. Resumo aqui os filmes vistos: Piggy […]
-
Ma (2019) é um título que pede imediatamente um trocadilho fácil, thriller previsível, feito a metro sem grande inspiração ou vontade de surpreender, uma película má.
-
Com o sertão brasileiro filmado como se fosse o seu Monument Valley, Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles trazem, em Bacurau, uma distopia que é afinal um retrato doloroso de algo bem real.
-
O primeiro dia da 13ª edição do MOTELX ficou marcada por uma grande adesão do público, tanto à sessão de abertura, como às duas exibições do muito aguardado filme brasileiro Bacurau. Ari Aster antecipou-se e deu um ar da sua graça na sessão de abertura, deixando umas palavras para o público presente da Sala Manoel […]
-
Tem início já hoje a 13ª edição do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa que irá decorrer até domingo, 15 de Setembro. A sessão de abertura no dia 10 de Setembro traz a estreia nacional de “Ma”, thriller de Tate Taylor (“The Help”, “The Girl on a Train”) com a oscarizada Octavia […]
-
by Take 0 Comments
BEAST: Festival de Cinema promove mais de uma centena de actividades para conhecermos melhor a cultura de Leste Está fechada a programação para a terceira edição do BEAST – Festival Internacional de Cinema. São mais de 90 filmes de produção recente que promovem um olhar pelo cinema que se produz, hoje, na Europa de […]
-
by Take 0 Comments
De 28 de Setembro a 6 de Outubro, o 3º BEAST Festival Internacional de Cinema traz ao Porto o Novo Leste mostrando-o em realidade aumentada. A entrar na sua 3ª edição, o BEAST Festival Internacional de Cinema está de volta ao Porto de 28 de Setembro a 6 de Outubro 2019. Durante 9 dias, o […]
-
O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresentou ontem, 16 de Julho, no Cinema São Jorge os primeiros destaques de programação da sua 13.ª edição a decorrer de 10 a 15 de Setembro. À cabeça do cartaz já anunciado está Midsommar, de Ari Aster, a segunda longa-metragem do realizador de Hereditário, cuja presença no […]
-
by Take 0 Comments
O palmarés do 27º Curtas Vila do Conde foi anunciado na cerimónia de encerramento do festival. A espanhola Elena López Riera venceu o Grande Prémio DCN Beers da Competição Internacional com “Los que Desean”. “Ave Rara”, de Vasco Saltão, foi o Melhor Filme da Competição Nacional com o Prémio OralMED. COMPETIÇÃO INTERNACIONAL Grande Prémio DCN […]
-
by Take 0 Comments
O Curtas está de volta! Mais uma vez, o Festival Internacional de Cinema de Vila do Conde apresenta um programa repleto de propostas que procuram destacar o que de mais relevante acontece no cinema internacional, o que de mais criativo e inovador está a acontecer neste momento com a linguagem cinematográfica, em permanente diálogo com […]
-
Foi uma das grandes surpresas da edição 2019 do Festival Monstra, e chegou agora aos cinemas portugueses: Tito e os Pássaros é uma obra inusitada vinda do Brasil, e que nos fala do medo como a maior doença da Humanidade. É a primeira longa-metragem assinada pelos realizadores Gabriel Bitar e André Catoto, e é […]
-
Mamoru Hosoda é já um nome recorrente de edições anteriores da Monstra, e um dos realizadores japoneses mais conceituados da actualidade. Em 2018 o festival dedicou-lhe uma retrospectiva integral, e no início de 2019 foi um dos nomeados para o Oscar de Melhor Filme de Animação com este Mirai – filme que pega em temas […]
-
Quando a integração das culturas imigrantes é um ponto fulcral na construção europeia dos nossos dias, Phaim Bhuiyan dá o seu exemplo pessoal numa comédia instrospectiva e humana, que não deixa de – a brincar – tocar pontos importantes. Nos subúrbios de Roma, como em todas as grandes metrópoles ocidentais, existem bairros satélite de […]
-
O cinema de animação permite uma grande multiplicidade de ferramentas para que um realizador possa contar a sua história. As mais variadas técnicas, desde o stop-motion ao 3D, passando por colagens ou o tradicional 2D feito à mão, tornam este no género cinematográfico que permite uma maior elasticidade narrativa. Uma personagem pode ser desenhada de […]
-
E se a lenda da fundação de Roma pelos irmãos Rómulo e Remo fosse verdade, como se teria de facto passado? É isso que Matteo Rovere nos propõe no seu novo filme Il Primo Re. Já repetente na Festa do Cinema Italiano, Matteo Rovere – que tem no currículo o título de mais jovem […]
-
Dez anos passados sob a sua estreia original, Mary and Max foi exibido na edição deste ano da MONSTRA. Não estreou comercialmente em Portugal, sendo que só foi exibido em sala uma única vez no nosso país… e foi no mesmo festival, em 2010. Inserido na secção “Históricos”, o filme ganhou um culto crescente ao […]
-
by Take 0 Comments
A 9.ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CÓRTEX APRESENTA MAIS FILMES E MAIS SECÇÕES COMPETITIVAS O FESTIVAL REALIZA-SE DE 3 A 10 DE ABRIL NO CENTRO OLGA CADAVAL, EM SINTRA, E NO CINEMA IDEAL, EM LISBOA Além da homenagem ao trabalho de Gabriel Abrantes, com a exibição de 15 médias e curtas-metragens do realizador, o Festival Córtex […]
-
Estreias, inéditos e clássicos em 2019 na Festa do Cinema Italiano A 12.ª edição do festival conta com os filmes italianos mais falados do último ano, bem como algumas sessões especiais e uma retrospetiva dedicada a Nanni Moretti. Como é habitual, a Festa do Cinema Italiano contará com filmes clássicos e contemporâneos, preservando […]
-
by Take 0 Comments
Entre 16 e 24 de fevereiro, o Play – Festival Internacional de Cinema Infantil & Juvenil regressa com muitas novidades ao Cinema São Jorge e à Cinemateca Júnior. Vem aí mais uma avalanche de cinema para sonhar e com uma estreia absoluta: Cine-Concerto com B Fachada, esculpindo ao vivo a banda sonora para dois clássicos russos, no […]
-
A quem pensar que o Luxemburgo é pouco mais que uma cidade, Gutland (2018) mostra que muito se pode esconder no seu mundo rural profundo. Gutland, a primeira longa-metragem do jovem realizador luxemburguês Govinda Van Maele, leva-nos ao Luxemburgo agrícola, por entre estrume de vacarias e o pó da colheita do milho, onde o […]
-
Na sua terceira longa-metragem para cinema, Thomas Stuber leva-nos ao desencanto dos bastidores de um hipermercado, mostrando que às vezes o local de trabalho é onde realmente se vive.
-
Primeira longa-metragem de Andreas Goldstein, Adam und Evelyn leva-nos à RDA de 1989, para mostrar que, mais importante que a reunificação alemã, foram as mudanças na vida dos protagonistas.
-
Concorrente ao Urso de Ouro do Festival de Berlim de 2018, 3 Tage in Oberon imagina com emoção uma das últimas entrevistas da conhecida Romy Schneider.
-
O KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã em Lisboa está de volta ao Cinema São Jorge, com a sua 16ª edição, a decorrer entre 24 e 30 de janeiro 2019 Com organização do Goethe-Institut Portugal, em colaboração com as Embaixadas da Áustria, da Suíça e do Luxemburgo, o KINO 2019 tem à frente […]
-
Dissociar os EUA e a tarte de maçã é uma tarefa praticamente impossível de concretizar. Não foi inventada por lá, embora seja um dos seus símbolos quer na gastronomia, quer na cultura popular. Em “Sleepwalk”, esta encontra-se no centro da jornada de Lloyd Jenkins (Greg Lucey). Com um chapéu à cowboy, roupas de tonalidades discretas […]
-
A participação de Portugal na I Guerra Mundial esteve longe de ser bem-sucedida. Pouco preparado e sem grandes condições, o Corpo Expedicionário Português partiu para a Flandres com o objectivo de efectuar uma campanha digna. No entanto, o resultado final desse envolvimento confirmou e de que maneira a impreparação lusa e a virulência deste conflito. […]
-
Já são conhecidos os grandes vencedores do 24º Caminhos do Cinema Português. Ao todo, a edição de 2018 do certame contou com vinte e seis longas-metragens, cento e dez curtas, dezassete documentários e vinte e uma animações. Entre os vencedores encontram-se obras como “Terra Franca” (Prémio D.Quijote e Melhor Longa-Metragem de Ficção), “Até que o […]
-
A pequena aldeia de Bostofrio que é apresentada em “Bostofrio, où le ciel rejoint la terre” surge como um espaço onde as dualidades ou as dicotomias se reúnem: o céu e a terra; o passado e o presente; a aspereza e a delicadeza. O território e as suas gentes aparecem em destaque ao longo deste […]
-
Podemos inferir algo sobre um realizador a partir dos seus filmes? Se a resposta for sim, então o mais provável é que Justin Amorim tenha uma predilecção pela utilização da câmara lenta e por pontuar uma miríade de momentos do enredo com música, imenso estilo e ritmo. Estilo é algo que não falta a “Leviano”, […]
-
A banda sonora e o tom de voz que João Reis incute às palavras do protagonista e narrador de serviço contribuem e muito para a atmosfera comovente, terna e melancólica de “Porque é este o meu ofício”, um filme que é pequeno em duração mas enorme nas suas qualidades. Essas falas remetem para as memórias […]
-
Depois de partir a loiça toda na curta “Balada de um Batráquio”, Leonor Teles avança com desenvoltura pelo formato de longa-metragem em “Terra Franca”, um documentário quase tão singelo e fascinante como as figuras que observa. É um filme sobre os pequenos episódios do quotidiano, que se embrenha quer pelo dia-a-dia de um pescador e […]
-
Uma das obras mais imaginativas, delirantes e marcantes da 24ª edição do festival Caminhos do Cinema Português, “Entre Sombras” aparece como uma daquelas agradáveis surpresas que qualquer cinéfilo gosta de ter. Por vezes parece saída dos filmes noir (o forte contraste entre luz e sombras, os personagens de carácter dúbio, as figuras fumadoras, o clube […]
-
Apontem nas vossas agendas ou cadernos o nome de Bruno Gascon. A sua primeira longa-metragem tem uma força e uma intensidade que afastam a indiferença. Por vezes utiliza uma ou outra coincidência escusada para potenciar a carga dramática de algumas situações ou tentar surpreender, ou descura o desenvolvimento de um ou outro personagem, mas os […]
-
Local de reunião do Cinema Português e de união entre este e o público, o festival Caminhos do Cinema Português chega à sua 24ª edição com uma programação marcada pela heterogeneidade e um número assinalável de obras lusas a descobrir ou reencontrar. Ao todo foram seleccionadas vinte e seis longas-metragens, cento e dez curtas, dezassete […]
-
A presença colonial francesa em Madagáscar ainda continua bem viva nas memórias de diversos habitantes desta nação insular. Em “Fahavalo, Madagascar 1947” a realizadora Marie Clémence Andriamonta-Paes regressa a um pedaço dessas memórias que marcaram a identidade e a História do seu país, em particular, a revolta malgaxe contra as autoridades coloniais gaulesas. A rebelião […]
-
“Eu não estou à procura da perfeição nos filmes que faço, estou à procura de espontaneidade” comenta William Friedkin em determinado ponto de “Friedkin Uncut”. Essa originalidade que o cineasta procura captar e transmitir está presente não só nos seus trabalhos, mas também no seu modo de se expressar, algo notório ao longo desta masterclass […]
-
Se as cartas são uma forma peculiar de conversa, em que a distância física e a passagem do tempo são reconhecidas, Yours in Sisterhood é o retrato de uma conversa a muitas vozes sobre o feminismo. O filme desenrola-se em torno de um conjunto de cartas de leitoras não publicadas, enviadas para a revista Ms. […]
-
Como enfrentar a pressão? Será possível que um desportista de alta competição consiga despir a mente e o corpo dos problemas ou das emoções que o rodeiam antes de alguns momentos relevantes da sua carreira? Com acesso privilegiado aos bastidores da caminhada da atleta russa Margarita Mamun rumo aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio […]
-
A premissa de “Fotbal Infinit” é relativamente simples. Ao ser confrontado com a informação de que Laurentiu Ginghina, o irmão de um amigo, inventou um desporto a partir da alteração das regras do futebol, o realizador Corneliu Porumboiu partiu para Vaslui, a sua terra Natal, acompanhado por uma pequena equipa e imensa curiosidade, tendo em […]
-
“O Kathab queria matá-lo. Colocou uma faca no peito do pássaro e ele começou a chiar. Colocámos a cabeça dele para baixo e cortámos, tal como fizeste com aquele homem” diz Osama, um adolescente de treze anos de idade, junto de Abu Osama, o seu pai. O facto de Osama saber que o progenitor cortou […]
-
Rithy Panh sabe utilizar o poder da imagem e da palavra de forma sublime. Se dúvidas existissem, “Les tombeaux sans noms” está aqui para as dissipar por completo, bem como para demonstrar a perícia do cineasta a revisitar as memórias de um passado que ainda se encontra bem vivo no âmago do seu povo. Em […]
-
A escolha de The Waldheim Waltz como filme de abertura da 16ª edição do DocLisboa não poderia ter sido mais oportuna. Num ano em que se tem assistido a uma escalada da extrema-direita no plano internacional e em que a direcção do festival denuncia ter recebido pressões por parte das embaixadas da Ucrânia e da […]
-
Tanto no início como no final de “Westwood: Punk, Icon, Activist” encontramos Vivienne Westwood a exibir algum desconforto ou a apresentar um certo cepticismo em relação aos planos e ideias da realizadora Lorna Tucker para o documentário. Ao entrarmos na página do IMDB do filme somos colocados perante a informação de que a estilista esteve […]
-
Às vezes é necessária a ficção para nos trazer o realismo que está ausente nas chamadas imagens reais. É isso que nos parece transmitir Stéphane Brizé, que depois do bem recebido A Lei do Mercado (La loi du marche, 2015), volta agora a olhar para os conflitos laborais no seu mais recente Em Guerra (En guerre, 2018).
-
Escrito e realizado por Quentin Dupieux, um autor com carreira na comédia, Au poste! (2018) é uma comédia centrada nas personagens de Benoit Poelvoorde e Gregoire Ludig, as quais parecem retirados de uma comédia animada.
-
Sete anos depois de se dar a conhecer ao mundo em O Artista (2011), Jean Dujardin volta a mostrar como se dá credibilidade a um papel cómico, mesmo num filme pouco credível.
-
Depois de Keeper (2015) – a história de dois adolescentes que descobrem que vão ter um filho –, o belga Guillaume Senez volta a focar-se no tema da paternidade no seu mais recente Nos batailles (2018).
-
Restaurada digitalmente, a história imortal de Edmond Rostand, filmada em 1990 por Jean-Paul Rappeneu, volta às salas portuguesas, como um conto de fadas para nos encantar e emocionar.
-
by Take 0 Comments
Em 2018, a MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista (MICAR), organizada pelo SOS Racismo, chega à sua 5.ª edição consecutiva. Ao coincidir com os 50 anos do Maio de 68, marco significativo para muitas das lutas pelos direitos civis, empenhadas na reivindicação de direitos e liberdade dos colocados à margem, desconsiderados e discriminados, a […]
-
Com H. P. Lovecraft como inspiração, a curta-metragem de Guilherme Daniel A Estranha Casa na Bruma (2018), vencedora do MOTEL/X 2018, chega agora às salas nas sessões de Thelma.
-
Feito por mulheres, com mulheres, e sobre mulheres, Figlia Mia (2018) é a segunda longa-metragem de Laura Bispuri, agora num conto amargo de revelação sobre o valor da maternidade.
-
Segunda longa-metragem de Elina Psykou, Son of Sofia (O gios tis Sofías, 2017) é um conto de aculturação difícil de um jovem russo que se muda para a Grécia, perdido entre falsas fantasias e uma enorme desilusão.
-
A quinta edição do Olhares do Mediterrâneo decorreu entre os dias 27 e 30 de Setembro no Cinema São Jorge. Ontem foram dados a conhecer os grandes vencedores da edição de 2018 do certame. Os vencedores são os seguintes: Melhor Longa-Metragem: “Rush Hour”, de Luciana Kaplan Melhor Curta-Metragem: “Areka” (The Ditch), Atxur Animazio Taldea “Marlon”, […]
-
O título de “Mr Gay Syria” remete para um concurso organizado por Mahmoud Hassino, um jornalista e activista que fundou o movimento LGBTI da Síria. O vencedor tem de se deslocar a Malta e participar no Gay World, um evento que é encarado por Mahmoud como uma possibilidade única para despertar a atenção sobre a […]
-
Como criar os filhos no interior da prisão? É preferível deixar os petizes em cativeiro ao lado do pai ou da mãe, ou entregá-los temporariamente a familiares ou à assistência social? Será possível manter crianças no interior de um espaço fechado e recheado de grades? Estas são perguntas que percorrem “Ninna Nanna Prigioniera” e a […]
-
Entre as fronteiras do documentário e da ficção, “Avant la fin de l’été” surge como um road movie que tem no seu cerne os fortes laços que ligam Arash, Ashkan e Hossein, três amigos de longa data, que vivem em Paris e são originários do Irão. Estes são os protagonistas deste exemplar de docuficção realizado […]
-
“Tinta Bruta” foi um dos grandes destaques da secção competitiva de longas-metragens da 22ª edição do Queer Lisboa. A Take Cinema Magazine teve a oportunidade de entrevistar online Marcio Reolon (ao centro), um dos realizadores do filme. Ao longo da entrevista foram abordados assuntos relacionados com a representação da cidade de Porto Alegre, a escolha […]
-
A primeira longa-metragem de Camille Vidal-Naquet é um incisivo conto de desumanização no exemplo da vida de um prostituto francês.
-
Documentário dinâmico e envolvente, pontuado por uma energia contagiante e uma enorme inspiração a reunir e expor a informação, “Bixa Travesty” é capaz de captar o arrojo e a ousadia de Linn da Quebrada e de transmitir um pouco da essência e carisma desta artista que se apresta a fugir a catalogações fáceis e a […]
-
“Minha avó dizia que o centro de Porto Alegre vai desaparecer um dia. Porque é um aterro. A água tomava conta de tudo. Aí foram aterrando. Os edifícios vão afundando um pouco a cada ano. Até que um dia vai estar tudo enterrado” comenta Paula (Camila Falcão) junto de Pedro (Shico Menegat), o protagonista. É […]
-
Hoje teve lugar a Sessão de Encerramento da 22ª edição do Queer Lisboa. Foi precisamente nessa sessão onde foram anunciados os vencedores da Competição de Longas-Metragens, Competição de Documentários, Competição de Curtas-Metragens, Competição In My Shorts, Competição Queer Art, bem como as escolhas do público. A lista de vencedores é a seguinte: Competição de Longas-Metragens: Melhor […]
-
“A Moça do Calendário” efectua uma série de comentários sobre o Brasil de ontem e hoje, sejam estes relacionados com a exploração laboral, o racismo, a corrupção, a insegurança no espaço citadino, a atitude violenta de alguns representantes das autoridades, a reforma agrária, o direito à propriedade, as relações matrimoniais, a sexualidade, a alienação no […]
-
Os momentos iniciais de “Los Días Más Oscuros de Nosotras” são marcados pelo retorno de Ana (Sophie Alexander-Katz) a Tijuana, a cidade onde cresceu e viu a irmã morrer. A oportunidade de trabalho parece irrecusável, embora o destaque atribuído pela realizadora Astrid Rondero aos terrenos montanhosos e isolados, pontuados pelo calor, a presença do mar […]
-
Marilyn baseia-se em acontecimentos verídicos para contar uma história trágica em que a ruralidade e a intolerância constrangem a partir do próprio seio familiar. Marilyn é mais uma estreia auspiciosa nas longas metragens, neste caso de Martín Rodríguez Redondo, nascido em Buenos Aires em 1979, formado pelo Centro de Investigação Cinematográfica de Buenos Aires e produtor dos […]
-
O bar que empresta o título a “Inferninho” é um espaço marcado por paredes descarnadas de tinta e recheadas de humidade, mesas desgastadas, uma míngua de luxos materiais, poucas condições e uma panóplia de clientes e funcionários que se destacam pela diversidade. É aqui que se reúnem todas as diferenças e semelhanças. O teatro e […]
-
Sagrado e profano, dança e religiosidade, constituem o tema para o primeiro filme de Tiago Melo.
-
Gestos, olhares, silêncios e palavras aparecem conjugados de modo sublime em “Disobedience”, um drama subtil, no qual uma morte resgata um amor que se encontrava preso no passado. O título remete para a necessidade que alguns dos personagens principais sentem de desobedecerem às convenções e às regras do grupo onde se encontram inseridos, em particular, […]
-
A ocasião faz o ladrão. Laéssio Rodrigues de Oliveira levou o ditado à letra e aproveitou a falta de segurança no interior das bibliotecas e museus do Brasil para furtar livros e revistas que fazem parte do património histórico do país. Este antigo estudante de biblioteconomia é a figura central de “Cartas para um ladrão […]
-
Estreado na edição de 2018 do Festival de Roterdão, “Inferninho” é um dos destaques da secção Queer Art do 22º Queer Lisboa. A Take Cinema Magazine encontra-se a cobrir o prestigiado certame e teve a oportunidade de entrevistar online o realizador Guto Parente. Ao longo da entrevista foram abordados assuntos relacionados com a colaboração entre […]
-
And Breathe Normally é um subtil drama de recorte documental com consciência social que aproxima duas personagens diferentes através de um sentido periclitante de altruísmo. Ísold Uggadóttir é uma argumentista e realizadora estreante nas longas-metragens com And Breathe Normally, filme que já lhe valeu dois prémios FIPRESCI — no Festival Internacional de Cinema de Roterdão […]
-
A relação dos adolescentes consigo próprios nem sempre é fácil, seja pela forma muito particular como encaram o tempo e o mundo que os rodeia, ou como se observam e ao seu corpo, ou como sentem tudo com uma intensidade assinalável. Existe uma ânsia de descobrir, viver e sentir, que o diga Lara (Victor Polster), […]
-
Com uma barbatana na realidade e outra na fantasia, “Blue My Mind” aborda uma série de temáticas relacionadas com a adolescência, uma fase onde tudo parece ser vivido e sentido com uma intensidade assinalável. Imensas descobertas são efectuadas, a relação com o corpo conta com especificidades muito próprias e existe uma necessidade de afirmar a […]
-
Elevado pela sólida interpretação de Grace Passô, “Praça Paris” embrenha-se pelas dicotomias do Rio de Janeiro, pelas assimetrias e injustiças sociais e pela violência que percorre esta cidade, enquanto aborda os efeitos da contratransferência e desenvolve a estranha ligação que se forma entre a dupla de protagonistas. É obra que se esgueira pelas fronteiras do […]
-
Da Argentina, chega mais um mistério de casas assombradas, pelas mãos de Demián Rugna, que tenta dar um toque nacional aos clichés do cinema americano do género.
-
Uma das boas surpresas do MOTEL/X 2018, o basco Errementari: The Blacksmith and the Devil (2017) é um conto de fadas cru, sujo e irreverente, contado com humor e bom gosto.
-
Altamente estilizado, Elizabeth Harvest é mais um thriller psicológico que coloca a sua personagem principal numa profunda crise de identidade. Sebastian Gutierrez é um argumentista e realizador que se estreou com a sua primeira longa-metragem em 1998. Numa carreira que já leva uns respeitáveis vinte anos, nunca viu o seu nome ser reconhecido pelo […]
-
Mostrando que continua a mover-se no campo da violência extrema, Pascal Laugier traz-nos um conto de terror onde a imaginação de uma escritora é a chave para a fuga do inferno, seja ela real ou metafórica.
-
A vontade de um grupo de amigos universitários em serem aceites numa república de estudantes transforma-se rapidamente num pesadelo do qual poderão não sair vivos. O cinema norte-americano está recheado de exemplos de filmes sobre ansiedades adolescentes, sejam elas resultado da necessidade de aceitação pelos demais, de uma demanda pela iniciação sexual ou da […]
-
Algures entre as histórias de fantasmas e um surrealismo que lembra David Lynch, Ghost Stories é a primeira aventura no cinema de longo formato da dupla Jeremy Dyson e Andy Nyman.
-
Para além da exibição de “Elizabeth Harvest”, a sessão de encerramento da edição de 2018 do MOTELx contou com a revelação dos grandes vencedores das secções competitivas do certame. Realizado por Lukas Feigelfeld, “Hagazussa: A Heathen’s Curse” venceu o Prémio de Melhor Longa de Terror Europeia / Méliès d’Argent. Já o Prémio Melhor Curta de […]
-
“Luz” não está preocupado com o desenvolvimento dos personagens, ou com a apresentação de um enredo coerente, certinho e de fácil acompanhamento, ou em manter-se numa zona de conforto. Acima de tudo quer ser uma experiência cinematográfica que mexe com os sentidos e os sentimentos. E consegue. É filme que inebria e desconcerta, que se […]
-
O punk não morreu, e aparentemente o género slasher também não. The Ranger combina os dois num filme de terror que remete para o início da década de 80. Um dos desafios de um festival de cinema é tentar encontrar, por entre a oferta de títulos, filmes verdadeiramente originais. A maior parte das vezes, […]
-
Leigh Whannell colabora com a Blumhouse num filme de acção futurista onde a tecnologia e a carne se fundem. Leigh Whannell é um actor e argumentista natural da Austrália que, juntamente com James Wan, criou duas sagas de terror recentes de enorme popularidade, iniciadas em 2004 por Saw – Enigma Mortal e em 2010 […]
-
Anna and the Apocalypse, um musical de Natal para adolescentes… com zombies, oferece uma combinação improvável de géneros numa alternativa despretensiosa e refrescante à restante programação do festival. Imaginem a genial cena de Shaun of the Dead em que Edgar Wright, no seu estilo característico, encenou uma cena de paulada a um zombie ao […]
-
Lukas Feigelfeld escreve e realiza um filme austero que remete para o mesmo imaginário de A Bruxa, em que medo e superstição podem ou não ser o resultado de uma realidade supra-natural. Nos Alpes, no século XV, mãe e filha vivem em isolamento numa cabana no meio do bosque. No rigor do Inverno, por […]
-
Satan’s Slaves (Pengabdi Setan, 2017) chega-nos da Indonésia, pelas mãos de Joko Anwar, um realizador já com vários filmes no seu curriculum, e uma anterior passagem pelo MOTELx, com The Forbidden Door (Pintu Terlarang, 2009).
-
Na sua estreia em longas-metragens Daniel Goldhaber traz-nos um olhar para o mundo das cam girls e das salas virtuais de shows eróticos.
-
Shin’ichirô Ueda tem feito furor em vários festivais com um cruzamento de humor e o género batido de zombies num exercício filmado num único plano sequência. Se do Japão esperamos cinema extremo no género de terror, Shin’ichirô Ueda vem provar com One Cut of the Dead que também podemos esperar sentido de humor proveniente […]
-
Promessa obrigatória depois de The Conjuring 2 – A Evocação (2016), The Nun – A Freira Maldita (2018) é a prova de que também no terror é possível fidelizar um público para uma serialização de histórias ao jeito da Marvel, fazendo da originalidade e qualidade elementos terciários.
-
Em certo ponto de “Die Vierhändige” é possível observarmos Jessica (Friederike Becht) ao piano, em primeiro plano, enquanto em pano de fundo encontramos um espelho. Quem aparece reflectido no espelho é Sophie (Frida-Lovisa Hamann), a sua irmã mais nova, com este plano a sublinhar de modo paradigmático a ligação destas duas personagens aparentemente bastante distintas, […]
-
Numa lição de que o verdadeiro terror acontece no realismo das situações quotidianas, e não tanto nas histórias fantasiosas de monstros impensáveis, Steven Soderbergh traz-nos Unsane, o herdeiro do seu filme de 2011, Contágio.
-
O realizador Oliver Kienle esteve em Portugal para apresentar “Die Vierhändige” na edição de 2018 do MOTELx. A Take Cinema Magazine teve a oportunidade de entrevistar o realizador e efectuar questões relacionadas com a colaboração de Kienle com Yoshi Heimrath, o trabalho com Frida-Lovisa Hamann e Friederike Becht, entre outras perguntas. Take Cinema Magazine: Num […]
-
Mandy, a segunda longa-metragem de Panos Cosmatos, interpretada por Nicolas Cage e Andrea Riseborough, estreou no MOTEL/X chegada do Festival de Cinema Sundance com fama de filme-sensação. Actualmente, Nicolas Cage parece escolher os seus filmes tão casualmente como quem escolhe o que quer comer ao pequeno-almoço. Conhecido por oferecer desde sempre uma energia maníaca e […]
-
O festival de cinema lisboeta MOTEL/X está de volta para a sua 12ª edição já a partir de amanhã, terça-feira, 4 de Setembro, até ao próximo domingo, 9 de Setembro. Na sessão de abertura será exibido “The Nun – A Freira Maldita”, o mais recente capítulo da saga “The Conjuring” com estreia nas salas nacionais já […]
-
Adaptação cinematográfica do romance homónimo de Vergílio Ferreira, “Aparição” transporta-nos para o interior de Évora no final dos anos 50, nomeadamente, a partir do momento em que Alberto Soares chega a esta cidade para dar aulas no liceu. Este jovem professor e escritor é interpretado por Jaime Freitas, um actor que imprime um tom aparentemente […]
-
“Vazante” surge como uma cápsula do tempo que chega de 1821 para provocar um efeito intenso e marcante nos dias de hoje. Os sons, as roupas, os gestos, a iluminação, os diálogos e as dinâmicas dos personagens remetem exactamente para o período, o contexto e o espaço em que somos colocados, nomeadamente, em 1821, em […]
-
Observação: “A Floresta das Almas Perdidas” estreia hoje nas salas de cinema dos EUA, sendo ainda exibido esta noite no canal TVC2 (às 22h00). “Qualquer um que vem para aqui vem por um motivo, até eu e tu”, comenta Carolina (Daniela Love) junto de Ricardo (Jorge Mota), em plena Floresta das Almas Perdidas. Ela é […]
-
Entre confissões e danças nocturnas, amores que se esfumam e outros que se reencontram, corridas madrugadoras ritmadas ao som da música “Ces Bottes Sont Faites Pour Marcher” e da libertação da alegria de viver, “Amor Amor” aborda com profunda sensibilidade a complexidade e a emotividade que permeiam o amor e os sentimentos inerentes ao mesmo. […]
-
by Take 0 Comments
O palmarés da 26ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema foi anunciado esta tarde na cerimónia de encerramento do festival. O grande prémio do certame foi entregue à animação francesa “La Chute”, de Boris Labbé. O júri – composto por Laurence Boyce (crítico de cinema e membro da BAFTA, da […]
-
by Take 0 Comments
O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 14 e 22 de julho, anunciou o programa completo da 26ª edição. A seleção aguardada da Competição Nacional inclui os últimos filmes de cineastas reconhecidos como Ivo M. Ferreira, João Viana ou Rodrigo Areias, mas também de estreantes como David Pinheiro Vicente ou […]
-
Depois do sucesso de Amigos Amigos, Telemóveis à Parte, Paolo Genovese provoca-nos agora com uma alegoria sobre o quão longe estamos dispostos a ir para obtermos o que desejamos.
-
De Itália chega um thriller de mistério criminal, da autoria do estreante Donato Carrisi, com a presença do conhecido Toni Servillo.
-
Marco Tullio Giordana, o realizador de A Melhor Juventude, está de volta com um olhar sobre o assédio sexual e o silêncio em sua volta.
-
Segunda longa-metragem de Andrea Pallaoro, Hannah é um veículo para a interpretação primorosa e quase sem palavras de Charlotte Rampling
-
Quem ainda pensa que a animação é um mundo infantil irá surpreender-se com o ácido e noir Gatta Cenerentola, uma versão revista do conto de Cinderela.
-
De novo adaptando um argumento da sua esposa Margaret Mazzantini, o mais recente filme de Sergio Castellitto fala-nos dos problemas de uma mãe divorciada na classe baixa da Génova actual.
-
No contraste do olhar poético de uma rapariga de 11 anos, O Fantasma da Sicília conta-nos o horror dos raptos da máfia nos anos 90, baseado numa história real.
-
by Take 0 Comments
A 8ª edição do Festival Córtex realiza-se de 11 a 18 de Abril de 2018 e traz Ulrich Seidl a Portugal, a quem dedica uma retrospetiva. O festival realiza-se em Sintra e, pela primeira vez, em Lisboa. A 8.ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, que este ano se realiza entre […]
-
by Take 0 Comments
A MONSTRA regressa a Lisboa de 8 a 18 de Março e dedica uma retrospectiva especial ao cinema de animação da Estónia. A MONSTRA I Festival de Animação de Lisboa regressa de 8 a 18 de março para celebrar os seus 18 anos. Nesta edição, o festival irá prestar homenagem ao cinema de animação da Estónia, exibindo cerca de 140 […]
-
Monja Art mostra-nos em Dezassete que a descoberta homossexual na adolescência não tem que ser um drama de cariz social, mas apenas isso mesmo, uma história de descobertas e desacertos.
-
O actor, tornado realizador, Josef Hader, traz-nos um conto trágico-cómico de solidão humana, numa sátira social de comédia negra.
-
by Take 0 Comments
KINO 2018 abre com Wild Mouse de Josef Hader e encerra com A Ordem Divina de Petra Biondina Volpe Na próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro, o Cinema São Jorge, em Lisboa, acolhe a abertura da 15.ª edição da KINO – Mostra de Cinema de Expressão Alemã. Organizada pelo Goethe-Institut Portugal, a KINO dá a conhecer algumas das novas […]
-
by Take 0 Comments
Em dezembro, O Dia Mais Curto regressa a Portugal para a edição do 5.º aniversário! O Solstício de Inverno, no dia 21, volta a servir de mote à grande festa da curta-metragem que, este ano, leva quase 200 filmes a 34 localidades, de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos.
-
Tesnota (título internacional: Closeness), o primeiro filme do russo Kantemir Balagov, filmando o fosso étnico e religioso que mina o coração da Rússia recebeu o Prémio Melhor Filme LEFFEST – Jaeger-LeCoultre, filme ainda premiado com o Prémio Revelação TAP para a actriz Olga Dragunova. Tesnota foi a escolha do juri desta edição do festival presidido […]
-
The Disaster Artist é uma realização de James Franco sobre The Room, o pior filme de sempre que inspira animadas exibições desde a sua estreia em 2003 Para os iniciados que possam não conhecer a inspiração para The Disaster Artist, convém falar primeiro do filme The Room, de 2003. Escrito, produzido, realizado e interpretado […]
-
I Love You, Daddy é uma comédia dramática de Louis C. K. onde o nível de desconforto do espectador dependerá da sua relação com as revelações polémicas sobre a conduta do autor. I Love You, Daddy nunca será visto sem o contexto dos acontecimentos que transpiraram na véspera da sua estreia e que acabaram […]
-
by Take 0 Comments
No total serão exibidos mais de 180 filmes, 13 na Selecção Oficial em Competição e cerca de 20 Fora de Competição, inéditos em Portugal.
-
A primeira coisa que irá fazer confusão a quem vir Contratiempo, e não estiver familiarizado com o mais recente cinema comercial espanhol, são as insistentes marcas americanizadas na produção e no desenvolvimento da narrativa. Nota-se, da cabeça aos pés, que se trata de uma produção altamente industrial, e que cumpre vários dos “requisitos” que mais […]
-
Do realizador de culto Alex de la Iglésia, El Bar é uma comédia de terror que utiliza um dos chavões mais usados e abusados pelo cinema: a criação de uma situação perigosa em que um pequeno grupo de personagens se vêem obrigadas a testar os seus limites, tanto físicos… como mentais. Vale a pena […]
-
El Hombre de las Mil Caras fala de um caso verídico e insólito, um dos mais mediáticos da vida política espanhola das últimas décadas: o escândalo de corrupção que envolveu Luis Roldán (Carlos Santos), o ex-diretor-geral da Guarda Civil, que foi auxiliado pelo super-espião Francisco Paesa (Eduard Fernández) a manter a fortuna que angariou fora […]
-
Um retrato tocante de duas crianças com necessidades especiais e a luta diária dos pais para lhes proporcionarem uma vivência digna. Um desafio aliciante proposto por festivais de cinema como Olhares do Mediterrâneo é a descoberta de filmes especiais que, de outra forma, provavelmente nunca veríamos. Especialmente se estivermos a falar de documentários — […]
-
A busca da história do Café Nagler, um local mítico na herança familiar da realizadora, revela que a realidade nem sempre é como a pintam. Com base nos contos da avó, a realizadora israelita Mor Kaplansky parte para a Alemanha à procura da história do famoso Café Nagler que pertenceu à sua família. Kaplansky […]
-
Um documentário sobre um clã musical numa luta silenciosa por se libertar do jugo de Allo “Papa” Alaev, o patriarca e líder incontestável dos destinos da banda e da família. The Wonderful Kingdom of Papa Alaev é um documentário que nos dá a conhecer a família tajique Alaev. Oriundos do Tajaquistão, esta família judaica […]
-
by Take 0 Comments
De 29 de setembro a 02 de outubro, os espetadores terão a oportunidade de assistir a antestreias inédias em Portugal de filmes da cinematografia Espanhola na programação do Cine Fiesta 2017. Cine Fiesta um evento de referência da sétima arte espanhola em Portugal e uma iniciativa do Instituto de la Cinematografía y de las Artes […]
-
by Take 0 Comments
De 13 a 15 de outubro de 2017, a MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista regressa ao Teatro Municipal do Porto – Rivoli. 2017 marca a 4ª edição da MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista. Os últimos 3 anos foram para o SOS RACISMO, promotor deste evento, uma enorme aventura e aprendizagem. […]
-
by Take 0 Comments
Chegou ao fim a 2.ª edição do Arroios Film Festival. Foram escolhidos os vencedores das diversas categorias entre as 37 curtas-metragens participaram na competição deste ano. “Watu Wote” foi o grande vencedor da 2ª edição do Arroios Fim Festival. A produção cinematográfica de Katja Benrath, da Alemanha, arrecadou o Libertas AFF Best Short Film que premeia a melhor curta-metragem […]
-
Cold Hell é um policial rotineiro com uma abordagem inteligente e divertida a certos clichés do género, e que tem no elenco a maior das suas virtudes. Cold Hell, novo filme do realizador Stefan Ruzowitzky (vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro com Os Falsificadores, há exactamente uma década), foi o grande vencedor da […]
-
78/52 é um documentário que se propõe a dissecar a famosa cena do chuveiro de Psico, o influente filme de Alfred Hitchcock. Uma das mais valias de um evento como o MOTELX é a oportunidade de assistirmos, na secção Doc Terror, a documentários, nomeadamente olhares sobre o próprio processo fílmico e um olhar para […]
-
Aproveitando a passagem pelo MOTELX, Roger Corman apresentou-nos pessoalmente uma das suas adaptações de Edgar Allan Poe exibida em reposição no festival: A Máscara da Morte Vermelha. Em 1964, Roger Corman realizou o sétimo, e penúltimo, filme de uma série de adaptações da obra literária de Edgar Allan Poe. Novamente com Vincent Price no principal […]
-
by Take 0 Comments
O Arroios Film Festival, realiza-se de 9 a 16 de setembro. Com 3540 candidaturas de 122 países, são 37 as curtas-metragens que vão participar na competição deste ano com um total de 520 minutos. O festival decorre no Auditório Camões e na Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa, onde a inclusão é o tema […]
-
by Take 0 Comments
O festival Olhares do Mediterrâneo, Cinema no Feminino – que este ano regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 28 de setembro e 1 de outubro – continua, nesta sua 4ª edição, a promover a exibição de filmes oriundos da bacia mediterrânica e a divulgar o papel da mulher no mundo do cinema. Na […]
-
Na secção Quarto Perdido do MOTELX, exibiu-se O Espirita, uma curiosa obra luso-espanhola de terror do português Augusto Fernando, hoje completamente caída no esquecimento
-
A presença marcante de Alejandro Jodorowsky no MOTELX de 2017 foi motivo para a exibição de Santa Sangre, um giallo de densidade psicológica e simbolismo visceral.
-
Mais de 50 anos depois, as aventuras de baixo custo na ficção científica de terror de Roger Corman continuam a impressionar-nos. A sua passagem pelo MOTELX foi disso prova
-
Chucky, o diabólico boneco assassino, pode não gozar da popularidade de outros títulos do género de terror, mas é um raro sobrevivente da década de oitenta. Chucky, o diabólico boneco assassino, pode não gozar da popularidade de outros títulos do género de terror, mas é um raro sobrevivente da década de oitenta e, quando […]
-
A edição de 2017 do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa chegou ao fim. Foram seis dias recheados de cinema (de terror e não só) que encheram os dois lados da Avenida da Liberdade em Lisboa, com exibições de filmes, eventos, masterclasses e homenagens no Cinema São Jorge e no Teatro […]
-
It, a sensação de terror que estreia esta semana nas salas de cinema, foi exibido na sessão de encerramento do MOTELX de 2017. Na sequência da nostalgia pela década de oitenta omnipresente no presente panorama cultural, não é de estranhar a recuperação de uma obra de Stephen King para uma adaptação cinematográfica. Tendo dado […]
-
Espécie de sequela de Meatball Machine (2005), Meatball Machine Kodoku (2017) é uma demente produção japonesa que os autores descrevem como «splatter sci-fi action horror»
-
Mayhem conta a história de um vírus que compele as pessoas a agir segundo os seus impulsos mais selvagens que infecta uma empresa de advogados Mayhem é um filme de 2017 de Joe Lynch que conta a história de um vírus que compele as pessoas a agir segundo os seus impulsos mais selvagens que […]
-
Um slasher em finlandês é proposta curiosa. Pena é que de finlandês Lake Bodom tenha pouco mais que a língua, e nos faça pensar que estamos num dos mais gastos subgéneros de Hollywood.
-
Por vezes é no extremo realismo que encontramos o mais puro terror, e Hounds of Love prova-o, no retrato de um rapto que tem tudo para acabar em violência e morte.
-
Train to Busan é o sucesso de bilheteira sul-coreano em que um surto zombie irrompe numa viagem de comboio, colocando os passageiros numa desesperada luta pela sobrevivência. Train to Busan é o título internacional de Busanhaeng, um filme sul-coreano de 2016 realizado por Sang-ho Yeon — a sua estreia em longas-metragens com personagens em […]
-
Lowlife constrói várias narrativas distintas à volta de um conjunto de pequenos criminosos que se interligam e oferecem diferentes pontos de vista sobre os mesmos eventos. Lowlife é um filme norte-americano de Ryan Prows escrito a dez mãos (o próprio realizador mais Tim Cairo, Jake Gibson, Shaye Ogbonna e Maxwell Michael Towson) que constrói várias […]
-
Depois dos vampiros, Ana Lily Amirpour traz-nos um filme de exploitation num futuro pós-apocalíptico onde o canibalismo é cartão-de-visita.
-
Quando se pensa que os mistérios de terror já não podem ser originais, a dupla independente Justin Benson e Aaron Moorhead abre-nos em The Endless mais uma porta para o seu universo bizarro e surreal.
-
Better Watch Out é uma comédia de terror referencial com uma reviravolta. E não, não é o facto de se passar na quadra natalícia. O Natal é um período festivo familiar que tem inspirado inúmeros filmes dos mais variados géneros ao longo dos anos. São, normalmente, filmes seguros e apaziguadores, por vezes comédias, para […]
-
E se um leão feroz surgisse à solta numa grande cidade? Dick Maas trata o assunto em Prey, um filme de acção sangrento, mas onde a boa disposição toma um papel central.
-
The Untamed é um filme desafiante e original que assenta numa estética de realismo social para introduzir um elemento alegórico de ficção-científica numa história que explora os desejos mais básicos e primordiais do ser humano. The Untamed é o título internacional da produção mexicana de 2016 La región salvaje, realizada pelo mexicano nascido na Catalunha […]
-
Se o gótico criminal de tempos vitorianos continua a vender bem, Os Crimes de Limehouse, de Juan Carlos Medina, traz mais uma entrada no género, onde o entretenimento e os valores de produção são peças fundamentais.
-
Dave Made a Maze é um filme bem humorado de pendor surreal e fantástico com um gosto pela estética artesanal e DIY onde um grupo de pessoas numa missão de salvamento se perde num labirinto de cartão. Mais um título que traz as suas influências bem vincadas nas mangas. Realizado por Bill Waterson — não, não […]
-
Kaleidoscope é a obra de estreia nas longas-metragens de Rupert Jones em que o autor dirige o irmão Toby numa homenagem a Hitchcock e Polanski. Depois de O Som do Medo (2012) — se ainda não viram, façam um favor a vós próprios e vejam este filme —, Toby Jones volta a brilhar num […]
-
The Void promete recuperar o espírito dos filmes gore de outros tempos, mas será que resiste às comparações a John Carpenter de que tem sido alvo? Abordar um filme desconhecido num festival de cinema como o MOTELX implica, muitas vezes, ter de lidar com referências a outras obras que lhe foram coladas numa tentativa […]
-
Super Dark Times é a obra de estreia de Kevin Phillips com que abriu a edição deste ano do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A edição deste ano do MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa arrancou com Super Dark Times, a obra de estreia de Kevin […]
-
O festival de cinema alfacinha MOTEL/X está de volta para a sua edição número onze nos próximos dias 5 a 10 de Setembro e contará com a presença de dois nomes de peso na secção Culto dos Mestres Vivos: o rei dos filmes de série B e mentor de autores como Francis Ford Coppola, Martin […]
-
by Take 0 Comments
O AR – Festival de Cinema Argentino 2017 realiza-se de 30 de Junho a 9 de Julho. Nesta 3.ª edição contará com dez longas-metragens e cinco curtas e divide-se em duas secções: AR nas Bibliotecas de Lisboa (integrado na programação da Lisboa Capital Ibero Americana de Cultura), cuja sede é a recentemente inaugurada Biblioteca de Marvila, e AR no Cinema São Jorge – Panorama, que terá lugar no Cinema São Jorge.
-
by Take 0 Comments
O CineConchas, mostra de cinema ao ar livre que decorre anualmente na Quinta das Conchas – na Alta de Lisboa, Lumiar – regressa para a 10.ª edição a partir de 29 de Junho.
-
by Take 0 Comments
O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 8 e 16 de julho, anunciou o programa completo da 25ª edição, incluindo a aguardada Competição Nacional que vai apresentar, no festival, os últimos trabalhos de cineastas como João Salaviza, Gabriel Abrantes, Salomé Lamas, Carlos Conceição e João Pedro Rodrigues. Em 2017, […]
-
by Take 0 Comments
O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema regressa entre 8 e 16 de julho para uma edição especial: a do 25º aniversário. Para assinalar a data, o festival vai apresentar um programa comemorativo e regressa ao Auditório Municipal de Vila do Conde, o local que viu nascer o evento em 1993. Ao […]
-
by Take 0 Comments
O Cine Brick, um dos primeiros festivais de filmes com peças LEGO® em todo o mundo, vai ter já a sua quinta edição. Paredes de Coura vai receber aquela que é já a quinta edição do Cine Brick, um festival internacional de cinema com peças LEGO®, a realizar no Auditório do Centro Cultural de […]
-
Pela segunda vez, em dois filmes, o popular PIF (Pierfrancesco Diliberto) descreve o mundo da máfia italiana, desta vez contando no seu jeito cómico o que ele chama uma refundação da máfia moderna a partir do desembarque americano na Sicília durante a Segunda Guerra Mundial.
-
Procurando recuperar a fórmula e classe da velha commedia all’italiana, Edoardo Maria Falcone estreia-se na realização com Se Deus Quiser, um filme feito à medida para Marco Giallini e Alessandro Gassman.
-
Olhar crítico para o modo de vida das Testemunhas de Jeová, La ragazza del mondo é a história de uma rapariga que se atreve a experimentar o mundo exterior, contra tudo o que lhe foi ensinado.
-
Com o mundo automóvel em destaque, Veloce come il vento é um olhar para um drama familiar que se esconde para lá das pistas.
-
Herdeira da «velha» commedia all’italiana, Cristina Comencini traz-nos mais uma comédia de enganos, que tem por base o mundo das mulheres divorciadas.
-
Na senda de Hemingway e Melville, A Pele do Urso é um retrato de uma Itália profunda, vista através das preocupações existenciais de uma população remota.
-
Segunda longa-metragem para cinema do habitualmente mais conhecido como argumentista Ivan Cotroneo, Um Beijo é um coming-of-age que procura pisar o terreno aberto por James Dean e Nicholas Ray.
-
Depois do sucesso de Viva a Liberdade (2013), Roberto Andò volta a usar a sátira política como tema do seu novo filme, Políticos Não Se Confessam/Le Confessioni (2016).
-
Um dos mais importantes realizadores italianos da actualidade, Marco Bellocchio volta a Portugal com honras de abertura da 10ª Festa do Cinema Italiano, para um melodrama de contornos psicanalíticos.
-
by Take 0 Comments
O ciclo de cinema As Imagens Reencontradas decorrerá de 6 de Abril a 25 de Maio, às quintas-feiras, pelas 18:30, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Tiago Silva, curador do ciclo, explica-nos como surgiu a ideia e o que por lá se vai passar. Como surge o ciclo As Imagens Reencontradas? A […]
-
by Take 0 Comments
A Festa do Cinema Italiano realiza-se de 5 a 13 de abril e, pela primeira vez, acontece simultaneamente em cinco cidades: Lisboa, Porto, Coimbra, Almada e Setúbal.
-
by Take 0 Comments
Ciclo de Cinema As Imagens Reencontradas de 6 Abril a 25 Maio, às 5ªs feiras (18:30), no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Entrada livre.
-
by Take 0 Comments
De 16 a 26 de Março, a 16ª edição da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa, traz consigo cerca de 500 filmes de animação.
-
by Take 0 Comments
O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa avança para a sua 8ª edição de 1 e 8 de Março no cinema São Jorge e no Instituto Cervantes.
-
Rui Mourão esteve presente no Festival Internacional de Filmes de Arte em Portugal com o seu filme This Voice Is Not My Voice. A Take esteve à conversa com o artista para descobrir um pouco mais sobre a sua obra.
-
by Take 0 Comments
Entrevista a José Chaíça, director do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra que regressa, de 16 e 19 de Fevereiro de 2017, ao Centro Olga Cadaval em Sintra.
-
by Take 0 Comments
De 16 a 19 de Fevereiro de 2017, o Festival Internacional Filmes sobre Arte Portugal exibirá dezoito filmes, dos quais cinco são Portugueses. Todos os filmes internacionais são estreia em Portugal, alguns, estreia mundial.
-
by Take 0 Comments
A 7ª edição do Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra, regressa ao Centro Olga Cadaval, de 16 a 19 de fevereiro de 2017, e apresenta uma retrospetiva à realizadora neozelandesa Jane Campion. “Não foi necessário debater muito para se chegar à conclusão de que este ano todos caminhos estariam a apontar para a […]
-