Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[Festa do Cinema Italiano 2018] A Rapariga no Nevoeiro

de Donato Carrisi

bom

De Itália chega um thriller de mistério criminal, da autoria do estreante Donato Carrisi, com a presença do conhecido Toni Servillo.

 

Realizado por Donato Carrisi, adaptando o seu próprio livro (e bestseller), A Rapariga no Nevoeiro (La ragazza nella nebbia, 2017), é o filme de estreia de um realizador que assim marca uma incursão pouco comum em Itália no género do thriller policial. Se tal não bastar para trazer ao filme, desde logo, uma curiosidade acrescida, juntemos-lhe outro factor de peso: a presença de Toni Servillo, talvez o mais aclamado actor italiano da actualidade.

Como seria de esperar num filme que cumpre o programa de género, desde as cenas iniciais, A Rapariga no Nevoeiro leva-nos para terrenos conhecidos: a vila remota, o clima de suspeição numa comunidade dada a algumas excentricidades de motivação religiosa, e a desconfiança do que lhe é externo, pasto para segredos que talvez transcendam aquilo que podemos esperar num crime banal.

E nada de banal parece acontecer nesta história narrada em flashback, quando o agente Vogel (Servillo) volta ao local do crime, se envolve num estranho acidente, e acaba no consultório do psiquiatra local (Jean Reno), a contar como ali chegou. O que resta é um mistério sinuoso, um detective pouco ortodoxo nos seus métodos, e um conjunto de personagens que podem ou não estar envolvidos no desaparecimento de uma rapariga, e uma alegoria sobre o poder da comunicação social.

Pela atmosfera ameaçadora, o labirinto desenhado pelos métodos de Vogel (num sólido desempenho de Servillo), uma cinematografia interessante e uma série de twists bem conseguidos, A Rapariga no Nevoeiro, pese aqui e ali mostrar-se seguidor submisso dos clássicos, é um filme compensador para quem procura mistério, o que, nos dias que correm, dado o desgaste dos géneros, já não é dizer pouco.

Review overview

Summary

Fiel ao género que procura seguir, com as devidas piscadelas de olho aos clássicos que o inspiram, A Rapariga no Nevoeiro dá-nos um mistério bem desenhado, que vive sobretudo do método de investigação pouco ortodoxo do personagem interpretado pelo sempre surpreendente Toni Servillo.

Ratings in depth

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
3 10 bom

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,