Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[Especial Bourne] O Legado de Bourne (2012)

de Tony Gylroy

O Legado de Bourne

Aaron Cross é um agente que se encontra em treino, num local isolado do resto do mundo. Quando, no outro lado do mundo, as acções de Jason Bourne obrigam a que as agências governamentais desmantelem todos os programas associados ao agente em fuga, Cross vê-se como um alvo a abater.

 

Depois da trilogia protagonizada por Matt Damon conseguir um lugar de grande destaque dentro do cinema de acção, a Universal decide continuar com a saga, criando assim um spinoff centrado numa outra personagem, onde as acções decorridas no capítulo final, Ultimato, acabam por despoletar a trama deste O Legado de Bourne. Paul Greengrass e Damon estão totalmente afastados deste novo capítulo, dando lugar a Tony Gylroy (argumentista da trilogia Bourne) à cadeira de realização e a Jeremy Renner como o protagonista de serviço. Pelo meio, temos nomes como Rachel Weisz, Edward Norton, Oscar Isaac e os regressados Joan Allen, David Strathain, Albert Finney e Scott Glenn no elenco.

Gylroy parece querer distanciar-se um pouco do cinema de acção que tanto caracteriza a saga, dando especial atenção à sua trama, apesar desta ser bastante vulgar e pouco surpreendente. Pelo meio, oferece-nos as obrigatórias cenas de acção, bem conseguidas e filmadas, culminando numa perseguição de motas que acaba por ser um dos pontos fortes do filme. No entanto, apesar do bom esforço de Gylroy e do seu elenco (especialmente Renner, um bom protagonista, e de Weisz), O Legado de Bourne fica sempre bastante atrás dos capítulos anteriores, devido a uma narrativa algo forçada e não tão complexa como pensa. Finalmente, ainda temos Edward Norton desperdiçado, servindo de vilão bastante apagado.

O Legado de Bourne acaba por ser um thriller relativamente competente e com boas cenas de acção, mesmo com um argumento básico. No entanto, quando é comparado com os seus antecessores, fica bastante aquém do que poderia ser. Mesmo assim, é um esforço bem interessante.

Resumo da crítica

Summary

Apesar dos esforços de Tony Gylroy e de Jeremy Renner, O Legado de Bourne fica sempre apagado pela sombra da trilogia Bourne. Mesmo assim, é um thriller competente, com bons momentos de acção, apesar duma trama básica.

Classificação

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
3 10 bom

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *