Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

Curso Geral de Cinema | Entrevista a Marco Laureano

Curso Geral de Cinema

Marco Laureano é o coordenador do Curso Geral de Cinema, que visa formar profissionais para a área do Cinema e dos Audiovisuais. Falámos com ele para tentarmos dar a perceber melhor que Curso é esse.

 

TAKE: Sabendo que o Cineclube Cine-Reactor 24i e o Curso Geral de Cinema estão interligados, qual é a história que deu origem a ambos?

MARCO LAUREANO: O curso surgiu primeiro que o cineclube. A ideia inicial era uma forma de aprendizagem organizada e o mais completa possível do cinema e da sua história. Era somente teórico. O que aconteceu foi que o perfil dos alunos foi alterando o curso ao longo dos anos, tornando-o mais prático mas sem perder a sua parte teórica, aumentando a carga horária. Apesar do curso ser dado numa outra escola, enquanto coordenador sempre tive total controlo sobre o seu programa.

Em 2010 a fundação do Cine-Reactor 24i é provavelmente a evolução disso mesmo pois o cineclube fica desde logo responsável pela nova componente do curso: a criação das curtas-metragens. Outro passo marcante é no inicio de 2014 quando o Cine-Reactor 24i passa a assegurar a organização total do curso, o que levou à estruturação final do mesmo e abre novas oportunidades aos alunos e antigos alunos sendo talvez a mais visível o apoio à criação de curtas-metragens de ex-alunos.

Curso Geral de Cinema

 

T: O que é, então, o Curso Geral de Cinema?

M.L.: É um curso constituído por um conjunto de oito módulos interligado entre si dos quais cinco são de frequência obrigatória e três, os mais técnicos de som, iluminação e representação são opcionais. É desta forma possível aos alunos escolherem uma formação mais teórica ou mais teórico-prática. Durante o ano lectivo também existem outras actividades como as visitas de estudo e as palestras com pessoas ligadas ao cinema que dão aos alunos uma ‘visão’ do que é o cinema em Portugal.

 

T: A quem se dirige este Curso?

M.L.: É um curso aberto a qualquer pessoa, seja alguém que gosta ou que pretenda seguir cinema, com condições de acesso relativamente simples.

 

T: Onde funciona? E em que horários?

M.L.: Funciona às Segundas, Quartas e Sextas entre as 19.00h. e as 21.00h. no primeiro e terceiro períodos sendo que no segundo, se houver a frequência dos seminários opcionais, é leccionado todos os dias no mesmo horário, sempre na Rua Latino Coelho. 87 em Lisboa, próximo do metro de São Sebastião.

       Curso Geral de Cinema                                                                                                   

T: Que competências terão os formandos quando acabarem o curso? O que serão verdadeiramente capazes de fazer?

M.L.: Quando acabarem terão conhecimentos técnicos e teóricos suficientes para integrar equipas de cinema, essencialmente dentro das áreas de realização, som e imagem. Podem ainda avançar com projectos próprios na área do vídeo digital.

 

T: O que dirias a eventuais futuros formandos para que se decidam a fazer o Curso Geral de Cinema ao invés de outro?

M.L.: Destacaria algumas características que são muito particulares a este curso.

Uma turma sempre pequena, no máximo 11 alunos, o que favorece o ensino e o torna mais personalizado;

O preço, que é o mais competitivo que existe;

A conclusão do curso permite uma relação de continuidade evolutiva e de apoio através do Cine-Reactor 24i;

Permite a criação de filmes aos ex-alunos, sendo que as equipas técnicas dos nossos filmes são constituídas exclusivamente por ex-alunos do curso.

 

T: De que forma os potenciais interessados poderão entrar em contacto convosco?

M.L.: Quem quiser pode ter mais informações contactando o telemóvel 926 536 179 ou enviando um e-mail para geral@cine-reactor24i.com.

As inscrições podem ser feitas online em inscricoes@cine-reactor24i.com ou na recepção do local das aulas na Rua Latino Coelho, 87.


Programa:

O Curso Geral de Cinema está estruturado em oito módulos teórico-práticos interligados entre si (três seminários opcionais), de características mais práticas que desenvolvem algumas matérias leccionadas durante o curso.

Módulo 1: A história do cinema
Módulo 2: A linguagem cinematográfica
Módulo 3: Os diferentes géneros cinematográficos e suas principais características
Módulo 4: O cinema no mundo
Módulo 5: Produção de curtas-metragens
Módulo 6: Seminário A Relação entre o Actor e o Realizador
Módulo 7: Seminário Captação e Pós-Produção de Som
Módulo 8: Seminário Imagem e Iluminação

(pode consultar a programação clicando aqui)


+ info:
http://www.cursogeraldecinema.com
http://www.cine-reactor24i.com

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *