Warning: A non-numeric value encountered in /home/takeweb/public_html/wp-content/themes/chirps/includes/shortcodes/posts.php on line 602
-
Posted in:
Soul – Uma Aventura com Alma
O mais recente filme da Pixar estreou na Disney+ no dia de Natal. Conseguirá Pete Docter com Soul – Uma Aventura com Alma repetir no pequeno-ecrã a magia dos seus filmes anteriores? Pete Docter é responsável por alguns dos êxitos mais criativos da Pixar. Presente desde o primeiro momento, fez parte da equipa criativa que […]
-
Posted in:
Mulher-Maravilha 1984
Mulher-Maravilha conseguiu inverter as tendências das adaptações da DC Comics e uniu críticos e fãs em apoio de uma personagem feminina num filme realizado por uma mulher, provando que os blockbusters não têm género. Será que esta sequela consegue repetir a proeza? O sucesso da trilogia de O Cavaleiro das Trevas de Cristopher Nolan, […]
-
De mal amado a filme de culto gay, Pesadelo em Elm Street II proporcionou a fama a Mark Patton apenas para lhe acabar com a carreira logo de seguida. Durante décadas, Pesadelo em Elm Street II não passava da ovelha negra da popular série slasher dos anos oitenta protagonizada por Freddy Krueger. Produzido rapidamente […]
-
Dave Franco estreia-se na realização com um slasher de variante “invasão domiciliária”. The Rental, o filme de encerramento da 14ª edição do MOTELX, é a estreia do actor Dave Franco atrás das câmaras, em colaboração com Joe Swanberg, prolífico autor e intérprete de títulos de baixo-orçamento em variados registos de género, incluindo o terror. […]
-
Com a desigualdade racial em ponto de ebulição nos EUA, chega-nos um filme que promete enfrentar os fantasmas da escravatura num cenário de terror gótico. A pesada herança da escravidão está embutida no ADN dos EUA, persistentemente presente num sistémico desequilíbrio racial que de tempos a tempos aflora, expondo uma nunca curada ferida aberta […]
-
Steven Kostanski volta ao universo de próteses grotescas, sangue e vísceras, desta feita com um filme que oferece uma boa dose de humor de irónico pendor juvenil. Steven Kostanski é um técnico de efeitos especiais de caracterização canadiano do qual já tínhamos visto no MOTELX em 2017 The Void, realizado em colaboração com Jeremy […]
-
Rose Glass estreia-se nas longas-metragens com Saint Maud, um filme de terror psicológico centrado numa brilhante interpretação de Morfydd Clark. Uma das surpresas da 14ª edição do MOTELX tem sido descobrir não só variados títulos realizados por mulheres como inúmeras estreias atrás das câmaras. Saint Maud pertence a estas duas categorias, sendo a estreia […]
-
A actriz inglesa Romola Garai estreia-se na realização de Amulet, um filme de terror subversivo de pendor feminista. Tomaz (Alec Secareanu), ex-soldado e estudante de filosofia, agora emigrado e sem abrigo em Londres, é ajudado pela Irmã Claire (Imelda Staunton) que o leva para a casa de Magda (Carla Juri), uma mulher solitária com […]
-
A longa metragem de estreia de Xia Magnus é filme de tradição gótica que pisca o olho ao terror e ao sobrenatural na vertente de casa assombrada. A longa metragem de estreia de Xia Magnus toma para o título o provérbio japonês Os Três Macacos Sábios (um não vê, um não fala e um […]
-
Takashi Miike é um realizador de extremos, e First Love é um bom cartão de visita para os iniciados no seu universo. Takashi Miike é um realizador de extremos. Contando em três décadas de carreira com sessenta e quatro títulos de longa-metragem para o cinema, isto ignorando dezenas de créditos directos para vídeo ou […]
-
Relic tem dividido opiniões. Será que é o novo Hereditário, como anunciado? Relic estreou mundialmente no Festival de Cinema de Sundance a 25 de Janeiro de 2020, tendo sido aclamado desde então, num mercado constantemente à procura da next big thing (de preferência igual a uma que tenho conseguido sucesso anteriormente), como o “novo” […]
-
Vincent Paronnaud enquadra uma história de vingança feminina numa perspectiva mitológica própria de um conto de fadas. Vincent Paronnaud é um artista com origem na banda desenhada mais conhecido pela colaboração com Marjane Satrapi de 2007 Persépolis (Persepolis), parceria que se repetiria quatro anos depois com o mais discreto Galinha com Ameixas (Poulet aux […]
-
Jonathan Cuartas estreia-se nas longas-metragens com uma variação de espírito indie do mito do vampiro. Depois de uma série de exercícios no género de terror no formato de curta-metragens, o norte-americano Jonathan Cuartas estreia-se nas longas-metragens com a produção de baixo-orçamento My Heart Can’t Beat Unless You Tell It To, uma variação de espírito […]
-
Será que esta sequela tardia que coloca um grupo de espeleólogos amadores em confronto com um crocodilo faminto tem dentes afiados? Black Water: Abyss é uma sequela tardia da co-produção inglesa e australiana Black Water, de 2007, modesto sucesso de terror na variante de sobrevivência perante crocodilos famintos, sub-género infestado com variados exemplares, desde […]
-
El Prófugo conta uma história de terror psicológico e interior numa perspectiva feminina. Selecionado para a competição no 70º Festival Internacional de Cinema de Berlim, The Intruder, ou no original, El Prófugo, é um filme escrito e realizado pela argentina Natalia Meta baseado livremente no romance El mal menor do conterrâneo C. E. Feiling. […]
-
Sputnik é uma proposta russa do sub-género nascido com Alien: O Oitavo Passageiro, mas será que oferece algo de novo? Sputnik (em russo, Спутник) é o nome do programa que lançou os primeiros satélites artificiais da Terra. Além disso, significa também “companheiro de viagem”. Título apropriado, então, para esta variação de Alien: O Oitavo […]
-
O 3º Andar: Terror na Rua Malasaña conta a história de uma família assombrada pela nova casa e dá-nos um vislumbre sobre o terror oriundo do país vizinho Um festival de cinema proporciona a oportunidade de ver obras de variados países que normalmente não chegariam ao circuito comercial, dando a conhecer cinefilias alternativas à […]
-
Christopher Nolan, o maior ilusionista de Hollywood, fez o seu truque menos convincente. Tenet é um filme que, como é apanágio do realizador, quer ter tudo lá dentro: ciência, romance, humanismo, filosofia, acção e emoções fortes. Mas nunca como agora vimos o método nolaniano a expor as suas fraquezas em todo o seu esplendor. Desta […]