No representar é que está o ganho
Quando começamos a fazer um filme pensamos muitas vezes em grande: planos ambiciosos com movimentos de câmara estranhos, dramatização intensa das personagens, música forte, etc…
Em lições anteriores falámos das dificuldades relacionadas com câmaras e movimentos e como as diminuir. Falaremos ainda da música mas nesta lição iremos reportar-nos à representação.
O actor é quem dá vida ao filme. É o que cria relações de empatia ou antipatia com o espectador e o transporta ao longo da história. Com ele partilhamos as emoções e os fracassos, com ele ansiamos pelo desconhecido, com ele nos surpreendemos.
Dirigir um actor é simultaneamente muito fácil e muito difícil. Fácil pois o talento de um actor (e em Portugal temos muitos actores com muito talento) permite-lhe, dada a sua formação, usar ferramentas subtis que fazem existir a personagem. Difícil pois o realizador deve saber exactamente o que pretende da personagem, do actor e de como o transmitir.
Comunicação é pois a grande base deste trabalho mútuo que deve ser bastante activa, com ambas as partes a saber escutar as ideias e propostas e observar os resultados.
Claro que uma coisa é trabalhar com actores profissionais ou até amandores e outra é trabalhar com os amigos.
Quando trabalhamos com amigos o nosso grau de exigência tem que ser diferente: não podemos esperar expressões ou acções que eles simplesmente não estão preparados para entregar. Devemos manter o nível de dramatização mais reduzida e manter a câmara mais afastada. Nada pior de uma representação que parece falsa.
O argumento deve ser feito de forma a permitir que o ele possa improvisar. Os diálogos devem ser relativamente curtos para permitir mais fácil memorização e, novamente, improviso.
Devemos manter a simplicidade de processos e estar igualmente atentos ao que eles podem dar.
Quaisquer questões que tenham relacionadas com a lição podem ser respondidas enviando as perguntas para a redacção da Take Cinema Magazine (info@take.com.pt).
Boas filmagens.
Marco Laureano
Formador