A verdade sonora
Quando pensamos em fazer um filme a primeira preocupação é em geral arranjar uma câmara, uma história, locais, uns enquadramentos muito trabalhados ou cheios de estilo e está feito. Chegados à montagem, juntamos tudo e surpresa: os locais que até eram interessantes de repente deixaram de o ser, tornaram-se apenas bonitos, sem vida. Porquê? Em grande parte por causa do som. Preocupámo-nos tanto com o que víamos que nos esquecemos de ouvir o local.
Qualquer cineasta entende a banda sonora como, no mínimo, metade do filme. O som leva-nos a todo o lado: à certeza, à dúvida, à personagem, à época,…
A aquisição de equipamento de som deve ser, a par de todo o material de imagem, encarado como sendo prioritário. Na altura de aquisição de uma câmara e tripé, devemos preocupar-nos igualmente com o gravador de som e o microfone. E de nada vale ter bom material da área de imagem se o da área de som for fraco e vice-versa. Deve haver equilíbrio.
Se estivermos a fazer um filme sem possibilidades de comprar material, o meu conselho é gravar o som com um computador portátil e um microfone ligado à entrada da placa. Com a utilização de software específico (editor de som) podemos de algum modo ir controlando o volume do que vamos gravando, tendo a vantagem de o podermos ouvir de imediato.
Na ausência de computador um tablet poderá igualmente servir.
Não havendo mais hipóteses, um telemóvel. Longe de ser a solução ideal, permite no entanto manter autonomia do som em relação à câmara. Existem algumas aplicações gratuitas para smartphones que podem ajudar a ter algum controlo sobre o que se grava.
De grande importância é identificar bem o que se grava para poder sincronizar correctamente em pós-produção. Uma claquete, mesmo que seja de decoração pode ajudar. Em alternativa, se não for de todo possível, bater palmas no início de cada vez que colocamos a câmara e o som a gravar deve ser feito.
Quaisquer questões que tenham relacionadas com a lição podem ser respondidas enviando as perguntas para a redacção da Take Cinema Magazine (info@take.com.pt).
Boas filmagens.
Marco Laureano
Formador