Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

Ari Aster na 13ª edição do MOTELX

O MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa apresentou ontem, 16 de Julho, no Cinema São Jorge os primeiros destaques de programação da sua 13.ª edição a decorrer de 10 a 15 de Setembro. À cabeça do cartaz já anunciado está Midsommar, de Ari Aster, a segunda longa-metragem do realizador de Hereditário, cuja presença no festival foi anunciada como surpresa de última hora.

Outras novidades incluem Nightmare Cinema, o filme de antologia de Mick Garris, Joe Dante, David Slade, Ryuhei Kitamura e Alejandro Brugués, o regresso das irmãs Soska com o remake do clássico de David Cronenberg, Rabid, o apocalíptico norueguês The Quake, de John Andreas Andersen, The Lodge, de Veronica Franz e Severin Fiala, os realizadores do aclamado Goodnight Mommy, e o primeiro filme de terror de Fatih Akin, The Golden Glove, história de um serial killer que gerou polémica no último Festival de Berlim. 

De volta está também a secção Quarto Perdido, com dois slashers à portuguesa: O Construtor de Anjos (1978, Luís Noronha da Costa) e Rasganço (2001, Raquel Freire), e a competição das curtas-metragens com dez filmes a disputar o maior prémio atribuído a estes filmes em Portugal, no valor de 5000€, onde se podem encontrar títulos como a animação Don’t Feed These Animals (Guilherme Afonso, Miguel Madaíl de Freitas) ou a fábula retorcida de Natal, Feliz Natal, Sr. Monstro (João Pais da Silva e André Rodrigues).

Porque à 13.ª edição o MOTELX coincide pela primeira vez com uma Sexta-feira 13, o dia não poderia deixar de contar com uma sessão especial de Sexta-Feira, 13, filme de culto de 1980. Nos 40 anos de Alien – O 8º Passageiro, haverá ainda ocasião para ver o novo documentário Memory: The Origins of Alien, de Alexandre O. Philippe, e rever o clássico de de Ridley Scott numa reposição com cópia 4K restaurada.   

Nesta edição há também sessão de curtas portuguesas de terror com curadoria e apresentação de João Pedro Rodrigues, a secção Lobo Mau, uma programação infanto-juvenil para os mais novos, e vários eventos paralelos — masterclass de efeitos especiais pelo estúdio NuBoyana Portugal, workshop de adereços comestíveis orientado pela rub-a-duckie, MOTELquiz e o lançamento de dois livros inéditos em Portugal, Profondo Nero, volume da série de banda-desenhada Dylan Dog escrito por Dario Argento (editora Gfloy), e As Histórias do Rei Amarelo, livro proibido de Robert W. Chambers que inspirou H.P. Lovecraft e os argumentistas da série True Detective (editora Imaginauta).

Os eventos de Warm-Up do MOTELX estão marcados para 5, 6 e 7 de Setembro e serão anunciados no próximo mês, tal como a programação completa do Festival, que podem seguir em https://www.motelx.org.

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,

Written by António Araújo

António Araújo

Cinéfilo, mascara-se de escritor nas horas vagas, para se revelar em noites de lua cheia como apaixonado podcaster.

262 posts