Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[8 1/2 Festa do Cinema Italiano] Rua da Saudade 22

de Diego Perucci

bom

Académico, ensaísta, tradutor e escritor, Antonio Tabucchi foi um intelectual italiano que deixou muito da sua vida em Portugal, onde viveu e trabalhou. É essa ligação, contributo para as letras e forma de estar na cultura europeia que um grupo de jovens cineastas e aprendizes do mestre italiano se propuseram a descobrir em Rua da Saudade 22.

 

Diego Perucci (que assina como realizador), Matteo Garzi e Samuele Mancini (que colaboraram na montagem e filmagens) são três jovens estudantes de Siena que, tomando contacto com a obra de Antonio Tabucchi, e com aqueles que ali o conheceram no meio universitário, decidiram documentar a carreira daquele que é, ainda hoje, um escritor quase maldito em Itália.

Mostrando-nos os espaços por ele habitados (em Itália, Lisboa e Paris) e muitos daqueles que com ele conviveram, quer profissionalmente, quer na vida pessoal, Rua da Saudade 22 é um documentário que se dirige explicitamente a todos os que possam ter interesse na vida e obra de Tabucchi. Com uma abordagem leve, muito espaço para respirar nas bonitas paisagens que preencheram a vida de Tabucchi, e textos feitos quase exclusivamente de testemunhos directos, o documentário chega a ser emotivo, e divertido até, graças às entrevistas de que é feito, nas quais os autores sabem deixar correr a fita, dando aos entrevistados (da família aos colegas e amigos de longa data) a oportunidade de deixar um pouco de si, das suas emoções e admiração profissional, na descrição do escritor italiano.

Ainda olhado com desconfiança em Itália, por ter deixado a terra natal, e pelas posições políticas muito críticas à era berlusconiana, Antonio Tabucchi, o homem que um dia se apaixonou pela obra de Fernando Pessoa, e fez de Lisboa a sua casa, é também um nome da cultura portuguesa, que talvez devêssemos cuidar mais.

Review overview

Summary

Rua da Saudade 22 é um documentário leve, com espaço para a contemplação dos espaços e ideias de Antonio Tabucchi. Feito de entrevistas dos que com ele conviveram de perto, é um incentivo sentido a descobrir a obra do tradutor, escritor e ensaísta italiano que viveu em Lisboa.

Ratings in depth

  • Argumento
  • Produção
  • Realização
3 10 bom

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *