Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[8 1/2 Festa do Cinema Italiano] Firenze e gli Uffizi 3D/4K

de Luca Viotto

muito bom

Firenze e gli Uffizi 3D/4K (2015) é um documentário de Luca Viotto, que nos transporta à Florença dos séculos XIV e XV, capital do Renascimento, e ponto de partida de grandes artistas que marcariam para sempre a face da cultura ocidental.

 

Com produção da rede Sky e da Nexo Digital, Firenze e gli Uffizi 3D/4K (assim chamado por incluir tecnologia de imagem tridimensional, e definição Ultra HD), passou em Portugal no convencional 2D, o que não lhe retira o encanto de uma visita guiada à cidade dos Médici, com apresentação, em jeito poético e emotivo, de um encenado Lorenzo, il Magnifico (Simon Merrells, com dobragem de voz de Simone D’Andrea), e narração em off de Roberto Pedicini.

Durante uma hora e quarenta, sentimo-nos viajar pela capital toscana, convivendo com as obras de Bruneleschi, Ghiberti, Vasari, Masaccio, Donatello, Miguel Ângelo, Leonardo Da Vinci, Rafael e Botticelli, entre outros. As muitas, e lânguidas, imagens aéreas permitem-nos um passeio pela cidade, que se complementa com a visita a praças e aos interiores das galerias, museus e palácios (Uffizi, Ponte Vecchio, Palazzo Medici, Galleria dell’Accademia, Catedral de Santa Maria del Fiore, Palazzo Vecchio, Piazza della Signoria), onde habitam as pinturas e estátuas que constituem os verdadeiros protagonistas do filme, e são algumas das maiores obras-primas do Renascimento.

Com algumas breves palestras de especialistas locais (Antonio Natali, ex-director da Galleria degli Uffizi, e Marco Ciatti, Supervisor do Opificio delle pietre dure), a realização de Viotto permite-nos olhares demorados sobre quadros e estátuas, de modo a ver mais além que numa simples visita desinformada, o que, no enquadramento da encenação histórica trazida pelo personagem de Lorenzo Médici, constitui uma forma rica, educada e lúdica de conhecer de perto os espaços e obras que tornaram Florença tão célebre.

No final, e esse é o maior elogio que se pode deixar ao documentário, fica a ideia de que aprendemos muito, e queremos ainda mais ir visitar a cidade dos Médici.

Review overview

Summary

Documentário rico e emotivo sobre a Florença renascentista, com visitas guiadas aos mais importantes espaços e obras da cidade doe Médici.

Ratings in depth

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
3.5 10 muito bom

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *