Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

Star Wars – Um conto de fadas com naves espaciais

É Star Wars ficção científica? Se a resposta afirmativa parece óbvia à primeira vista, uma análise mais demorada revela várias problemas com essa identificação.

 

A classificação genérica do universo Star Wars resulta mesmo em alguma controvérsia, sendo fonte de de acesas discussões online, com fortes tomadas de posição semelhantes a dogmas religiosos. Neste panorama, três questões fundamentais se levantam: como definir ficção científica; de que modo o universo Star Wars se enquadra (ou exclui) dessa categorização; e porque é que a classificação genérica do mais lucrativo franchise de sempre consegue gerar ainda tanta discussão.

Nas palavras de um dos grandes representantes do género, Arthur C Clarke, Ficção Científica é algo que poderia acontecer – mas geralmente não se quer que aconteça. Fantasia é algo que não poderia acontecer, mas geralmente deseja-se que sim.

Ou seja, dentro da supra categoria da ficção especulativa, se definirmos ficção científica como uma extensão do mundo real (ie, todos os acontecimentos têm uma base na realidade), e Fantasia como uma quebra com a realidade (ie, o mundo em que existe é por si impossível), é óbvio que Star Wars se insere na segunda categoria.

in Take 41 – Leia aqui o artigo completo

 

Share, , Google Plus, Pinterest,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *