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[Fight Club] Tudo Bons Rapazes vs. Casino [Ronda 2]

António Araújo defende Casino

Fight Club é uma rubrica onde comparamos dois filmes, sejam da mesma franchise, do mesmo género ou qualquer outra ligação mais ao menos ténue. Podem ser sequelas, remakes, filmes parecidos, com a mesma temática, actor ou realizador. Cada filme terá o seu defensor, explicando porque um é melhor que o outro. Não se trata de insultar ou denegrir gratuitamente, antes pelo contrário. Trata-se de dar a conhecer diferentes pontos de vista, sejam eles mais ou menos populares, e estimular o exercício analítico na defesa de gostos muito pessoais. Ao fim e ao cabo o gosto é subjetivo e o lixo de um é o tesouro de outro. Concorde-se ou não com as opiniões, existirão com certeza argumentos inspirados e defesas apaixonadas. E no final, independentemente de quem perder o combate, ganhamos todos.

Nesta edição, e na semana em que estreou Silêncio, o mais recente filme de Martin Scorcese, colocamos em confronto duas das suas obras da década de noventa: Tudo Bons Rapazes vs. Casino. Tudo Bons Rapazes é considerado como um dos melhores filmes do seu realizador, enquanto que Casino, produzido cinco anos mais tarde, é muitas vezes apontado como uma cópia menor do primeiro: José Carlos Maltez argumenta a favor de Tudo Bons Rapazes na Ronda 1, enquanto que António Araújo avança com a defesa de Casino na Ronda 2.

 

Quando Casino estreou em 1995, foi largamente ignorado pela Academia, tendo sido nomeado apenas na categoria de Melhor Atriz Secundária para a interpretação de Sharon Stone. Ainda hoje, na hora de falar da filmografia do seu realizador, é um título pouco lembrado. Provavelmente pela sua proximidade com Tudo Bons Rapazes: cinco anos apenas separam as duas produções tematicamente muito semelhantes, repetindo o autor do livro de base, Nicholas Pileggi, que também co-escreveu o argumento com Scorcese em ambos os filmes, e repetindo os seus dois atores principais, Robert de Niro e Joe Pesci.

Casino será sempre avaliado neste contexto e, para ser honesto, é um filme menos imediato e menos vistoso que o seu irmão mais velho, mas não merece a sombra que Tudo Bons Rapazes lhe lança. Scorcese oferece-nos mais uma viagem épica e fascinante aos meandros da vida criminosa, neste caso focando-se no controlo de um casino em Las Vegas pela máfia de Chicago através da gestão na sombra por um dos seus cúmplices. Com a colaboração de Pileggi o realizador ficciona acontecimentos reais transformando Frank “Lefty” Rosenthal em Sam “Ace” Rothstein, interpretado por Robert de Niro, e Anthony Spilotro em Nicky Santoro, interpretado por Joe Pesci. Sharon Stone encarna Ginger McKenna, a mulher de Sam, baseada em Geri McGee.

Scorcese utiliza as suas técnicas habituais para um primeiro ato eletrizante envolvendo-nos na mecânica do funcionamento do esquema mafioso através de narrações em off, longos planos sequência em movimento, edição ritmada e diálogos em fogo-rápido. Quando o ritmo abranda, e a narrativa propriamente dita arranca, fomos totalmente seduzidos pela forma narrativa com que o estilo de vida nos é apresentado onde a violência e o crime coabitam naturalmente com a vida doméstica e onde as personagens definem um conjunto próprio de valores para justificar os seus atos. A história é intrincada e obriga a alguma atenção se não quisermos perder nenhum pormenor dos acontecimentos. Mas o que está no cerne de Casino, como em muitas obras de Scorcese, é a dinâmica das personagens e a natureza das suas interações. A qualidade das interpretações é fulcral para o sucesso das cenas onde o subtexto é tão importante como aquilo que é dito e as fidelidades estão sempre em jogo.

Tudo Bons Rapazes seduzia-nos forçando-nos a identificar com Henry Hill, interpretado por Ray Liotta, para nos fazer testemunhar o seu processo de autodestruição e a sua derradeira traição. Casino é iminentemente mais trágico pois todas as suas personagens carregam consigo o fardo do seu destino, sendo incapazes de traçar rumos alternativos às suas próprias vidas. Não há um elemento externo ou traidor e o desfecho de cada personagem foi traçado pelos seus próprios defeitos e escolhas.

 

Apesar de Joe Pesci voltar a interpretar uma personagem violenta e imprevisível, as interpretações são genericamente mais subtis e ricas, oferecendo cenas de grande dramatismo pela força dos seus atores. Uma prova disso é o retrato da relação entre Sam e Ginger, duas personagens ambiciosas, mas com diferentes agendas que embarcam numa relação autodestrutiva assente nos frutos que cada um espera colher para proveito próprio ao invés de uma real paixão ou mesmo respeito. Robert De Niro tem uma das últimas grandes interpretações e Sharon Stone impressiona no papel de uma mulher confiante e independente, mas que mantém uma relação de dependência com um amante que funciona como rastilho do seu casamento de conveniência com Sam.

Casino é também, em última instância, um conto moral onde as personagens encontram consequências violentas para os seus atos ou simplesmente são castigadas com a temida banalidade, pior que a prisão para quem tinha sonhado com o topo de mundo, demonstrando mais uma vez que, por muito glamorosa que possa parecer, a vida de crime acaba sempre em justa retribuição. Assim, combina com Tudo Bons Rapazes num díptico perfeito da exploração de Martin Scorcese sobre a falência do sonho americano e, mesmo que as subtilezas daquele se percam por comparação com a maior popularidade deste, merece ser (re)descoberto e apreciado como uma das obras maiores da filmografia do seu autor.

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