Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

[Festa do Cinema Italiano 2017] A Pele do Urso

de Marco Segato

bom

Na senda de Hemingway e Melville, A Pele do Urso é um retrato de uma Itália profunda, vista através das preocupações existenciais de uma população remota.

 

Estreia na ficção de Marco Segato, A Pele do Urso/La Pelle Dell’Orso (2016), escrito a partir do livro homónimo de Matteo Righetto, é um retrato de uma Itália profunda (Val di Zoldo, nos Dolomitas, a norte de Veneza), pintada com tons de uma rudez remota, e quase primordial, evocativa do realismo de algum cinema antigo, como por exemplo o dos irmãos Taviani.

Na história da busca e caça de um urso que atormenta uma região rural, matando as ovelhas, descobrimos a história de um pai, Pietro Sieff (Marco Paolini), e de um filho, Domenico (Leonardo Mason), habituados a não conversarem, e quase desconhecidos um para o outro, numa terra onde o existencialismo primário fala mais alto que a partilha de sentimentos.

Com um minimalismo de eventos e principalmente de palavras, filmado de modo a deixar a floresta e os movimentos contar a história, há muito em A Pele do Urso que lembra Hemingway ou Melville, pela forma como a relação entre o homem e a natureza transforma uma busca épica em algo quase religioso, virado para o interior dos personagens, que assim, pelos actos quase suicidas, têm de mostrar o seu valor, revelando-nos mais do que poderiam por palavras.

Com essa atmosfera de fábula, de certo modo onírica, A Pele do Urso é praticamente uma parábola do valor da vida, da morte, e das relações humanas, onde floresta, caçada, e oponente animal representam mais do que à primeira vista transparece.

Resumo da crítica

Summary

Retrato existencialista de uma Itália profunda da região dos Dolomitas, A Pele do Urso bebe em Hemingway e Melville, no eterno confronto entre o homem e a natureza, como forma de nos dar a conhecer, em tons minimalistas, a rudeza das relações humanas.

Classificação

  • Argumento
  • Interpretação
  • Produção
  • Realização
3 10 bom

Share, , Google Plus, Pinterest,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *