Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

Cine Fiesta 2016 – Mostra de Cinema Espanhol | Entrevista

Cine Fiesta 2016

A Cine Fiesta – Mostra de Cinema Espanhol regressa, de 27 a 30 Outubro de 2016, a Lisboa, desta vez ao Cinema UCI El Corte Inglés. Nuno Gonçalves dá-nos algumas respostas sobre o que será a 2.ª edição da Mostra.

 

O que é o Cine Fiesta?
O Cine Fiesta é um evento que promove a cinematografia espanhola em Portugal e que se afirma como um polo de interesse da cultura audiovisual de Espanha.

 

Como surgiu a ideia?
O Cine Fiesta é uma iniciativa do Instituto de la Cinematografía y de las Artes Audiovisuales de Espanha (ICAA) em colaboração com a Embaixada de Espanha em Portugal e com a Cinemundo e que pretende promover em diversos países a cultura cinematográfica, dando a conhecer alguns dos últimos lançamento de cinema da filmografia espanhola.

 

Há quanto tempo trabalham nesta 2.ª edição?
Estamos a trabalhar nesta edição do Cine Fiesta desde Maio deste ano.

 

Quais são as expectativas?
Dar a conhecer a diversidade e riqueza do cinema de Espanha, tentando criar públicos para esta cinematografia. O objetivo principal é fazer crescer o número de espetadores em relação ao ano anterior.

 

Qual o critério para a seleção dos filmes a exibir?
Em cada um dos dias do Cine Fiesta, temos um filme em antestreia – com distribuição assegurada em Portugal. A programação conta ainda com filmes estreados comercialmente no último ano, em Portugal. Contudo o critério não é estrito: por exemplo no primeiro dia, temos a antestreia do filme Sete Minutos Depois da Meia-Noite de J.A. Bayona e passamos na sessão da ½ noite o filme O Impossível, do mesmo realizador, e que teve um enorme sucesso em Portugal. É uma oportunidade para revisitar num ecrã de cinema a anterior obra deste realizador.

 

Além da programação cinematográfica o que podemos esperar encontrar no UCI – El Corte Inglês?
Certamente que será um ponto de encontro de todos aqueles que vêm na cinematografia espanhola um interesse comum, mas que terão ainda a oportunidade de falar com alguns dos atores e realizadores dos filmes presentes em antestreia.

 

Quantas pessoas esperam receber este ano?
O objetivo é superar os resultados do ano anterior.

 

Quais os maiores desafios na organização do Cine Fiesta?
Como não é um festival, mas uma mostra de cinema de uma cinematografia pouco divulgada em Portugal, com limitada aposta por parte dos distribuidores nacionais, a maior dificuldade está sempre no leque de filmes disponíveis.
Já estão a trabalhar em ideias para a 3.ª edição? Podem revelar alguma?
Como um dos objetivos é criar novos públicos e interesses nesta cinematografia, é fundamental alargar o programa a escolas. Esse será um dos pontos chaves do próximo Cine Fiesta.

 

Querem deixar alguma palavra aos leitores da Take?
Gostaríamos que os leitores da Take não perdessem a oportunidade de conhecer a diversidade e interesse dos filmes espanhóis. Convidamo-los assim a estarem presentes entre os dias 27 e 30 de Outubro nos cinemas UCI El Corte Inglés. Podem consultar toda a programação em www.cine-fiesta.pt

 

 


+ info:
http://www.cine-fiesta.pt
https://www.facebook.com/CineFiesta2016/

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *