Share, , Google Plus, Pinterest,

Print

Posted in:

3.ª MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista . 14 a 16 Outubro 2016

MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista 2016

De 14 a 16 de outubro de 2016, a MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista regressa ao Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

 

Eu. Tu. Eles. Nós. Homem. Mulher. Criança. Eu. Branco. Preto. Negro. Cigana. Sapos. Estrangeira. Estranho. Eu. Judeu. Islão. Católica. Credo. Inclusão. Exclusão. Eu. Nacionalidade. Limite. Poder. Segregação. Muro. Fronteira. Cá. Lá. Atravessar. Migrar. Barco. Mar. Terra. Eu. Autorização. Visto. Quota. Residência. Casa. Bairro. Violência. Emprego. Cidadania. Dignidade. Eu. Direitos. Humanos. Respeito. Comunidade. Família. Vida. Morte. Miséria. Fome. Guerra. Ódio. Eu. Ilegal. Conflito. Segurança. Insegurança. Vigilância. Refugiado. Medo. Ocidente. Oriente. Norte. Sul. Eu. Outro.

 

Não há parágrafo que possua a amplitude necessária para abarcar todas as palavras e imagens repetidas ao longo do último ano. É neste contexto que a 3.ª edição da MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista assume o desafio de dar um rosto às palavras, de se aproximar à realidade de quem as habita e de derrubar muros.

Afinal, o cinema tem esse condão: não nos deixar indiferentes e não deixar cair o Outro na indiferença.

E é através do cinema que olhamos para a discriminação, para o racismo e xenofobia, desde a questão dos refugiados na Europa e no Médio Oriente, passando novamente pelo colonialismo e pós-colonialismo, pela violência sobre as comunidades ciganas até às dificuldade sentidas por milhões de migrantes em vária partes do planeta.

A Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista, promovida pelo Movimento SOS RACISMO, repete, nesta sua terceira edição, o seu principal propósito – estimular a reflexão e o debate, para que a indiferença não vença.

Este ano, a MICAR volta a contar com um espaço para os mais novos na sexta-feira, dia 14 de outubro, com a exibição de dois filmes: Clube das Crianças Feias (2012), de Jonathan Elbers, e Samba (2014), de Olivier Nakache e  Eric Toledano.

Ainda na sexta-feira, iremos também inaugurar uma exposição de fotografia, que estará localizada no próprio Rivoli, sobre o projeto que o SOS Racismo tem vindo a desenvolver em 2016, denominado “Não engolimos sapos”, e que se centra na problemática da utilização de sapos nas montras de lojas comerciais, com o propósito de afastar elementos de comunidades ciganas. Na inauguração, será exibida a premiada curta-metragem de Leonor Teles, Balada de um Batráquio.

Pela tela da MICAR irão passar mais de uma dezena de filmes, destacando-se The Black Power Mixtape 1967-1975 (2011), de Göran Olsson, o premiado Lampedusa in Winter, de Jakob Brossmann e A Walnut Tree (2015, estreia absoluta em Portugal), de Ammar Aziz.

Iremos regressar a clássicos, como os sublimes O medo come a alma (1974), de Rainer Werner Fassbinder, e A Pirâmide Humana (1961), de Jean Rouch, e contaremos ainda com a presença da realizadora  húngara Eszter Hajdú, para um debate em torno do seu filme de 2013, Judgment in Hungary, que será exibido no sábado, dia 15 de outubro, pelas 21h30.

Como sempre, a entrada para todas as sessões é gratuita, embora sujeita a levantamento prévio de bilhete nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto – Rivoli.

Contamos convosco!

 

 

MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista 2016MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista 2016MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista 2016

 


Informação cedida por: MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista

+ info:
http://micar.sosracismo.pt
https://www.facebook.com/micar.porto

Comentários

Share, , Google Plus, Pinterest,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *